Miguel Oliveira conclui com sucesso testes no Autódromo Internacional do Algarve

Miguel Oliveira (Aprilia) terminou hoje a pré-temporada do Mundial de MotoGP com o 11.º melhor tempo no Autódromo Internacional do Algarve

miguel oliveira autódromo algarve
Miguel Oliveira conclui com sucesso testes no Autódromo Internacional do Algarve - ®DR/RBCP

O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) terminou hoje a pré-temporada do Mundial de MotoGP com o 11.º melhor tempo no derradeiro dia de testes, que decorreram no Autódromo Internacional do Algarve. O piloto luso, um dos 12 que bateram o recorde do circuito algarvio, fez a sua melhor volta em 1.38,584 minutos, na 35.ª das 72 que efetuou durante o dia, concluindo os testes a 0,616 segundos do mais rápido desta jornada dupla, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), campeão mundial em título.

Miguel Oliveira ainda sofreu uma pequena queda, na terceira curva do circuito do Autódromo Internacional do Algarve, sem consequências físicas para o piloto português, quando se preparava para tentar fazer uma volta rápida.

“Depois de hoje, estamos numa boa posição para começar o primeiro Grande Prêmio. Embora gostássemos de estar um pouco mais à frente na classificação, o nosso ritmo foi bastante forte e estivemos ‘lá’ durante todo o dia, o que é bom. Infelizmente, hoje à tarde, durante o contrarrelógio, tive uma pequena queda, estava a forçar e não havia nada que eu pudesse fazer. Temos algum trabalho a fazer, só preciso de começar o fim de semana de corrida para ver onde estamos”, disse o piloto português, de acordo com o divulgado pela sua assessoria de imprensa.

Daqui a menos de duas semanas, a temporada do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2023 vai começar com a primeira das 21 rondas no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, Portugal, onde Oliveira aponta a sua ‘mira’ para altos voos. A RNF Aprilia MotoGP Team está pronta para mostrar suas cores oficiais de 2023 para o mundo em um lançamento virtual exclusivo na segunda-feira, 20 de março.

Aos comandos da sua Ducati o campeão do mundo de MotoGP, Francesco Bagnaia, confirmou hoje no Autódromo Internacional do Algarve ser o piloto a ‘bater’ no arranque do mundial 2023. A duas semanas do arranque da nova época o piloto italiano confirmou o melhor tempo do dia anterior ao conseguir novamente ser o mais rápido, mas desta feita conseguindo mesmo ser o primeiro piloto na história a conseguir uma volta aos 4592 metros da pista de Portimão abaixo de 1 minuto e 38 segundos.

Ao conseguir na sua melhor volta 1m37.968s ‘Pecco’ quebrou mais uma barreira no traçado algarvio e fechou a pré-temporada como o piloto mais rápido do pelotão. O piloto da equipa de Bolonha não foi no entanto o único a quebrar o recorde oficial da pista (1m38.725s) pois juntamente com ele mais 11 pilotos conseguiram voltas abaixo desse registo numa clara demonstração da evolução das motos face á época anterior.

Logo a seguir a  Bagnaia, ficaram Johann Zarco, igualmente aos comandos de uma Ducati e Fabio Quartararo com a Yamaha oficial, apagando este o mau momento do dia anterior ao utilizar uma moto com motor 2023 e aerodinâmica 2022, solução ‘mista’ que parece ser para já a melhor para o ex-campeão do mundo. Os italianos Luca Marini e Marco Bezzechi aos comandos das Ducati com as cores da equipa de Valentino Rossi terminaram logo atrás.

Pilotos e equipas têm agora um curto período de descanso para iniciarem a época 2023 nos próximos dias 24, 25 e 26 de Março precisamente no Autódromo Internacional do Algarve, realizando-se ainda no próximo fim-de-semana 17, 18 e 19 de Março uma sessão de testes para os pilotos dos campeonatos do mundo Moto 2 e Moto 3.

aNOTÍCIA.pt