As Promoções de Supermercado, para a maioria dos portugueses, não são uma opção de poupança

Apenas 45% dos portugueses recorrem a promoções de supermercado como estratégia de poupança, segundo estudo.

portugueses promoções de supermercado
As Promoções de Supermercado, para a maioria dos portugueses, não são uma opção de poupança - ®DR

Fundos de Emergência e Contas Poupança são as opções mais populares na hora de poupar. Foram selecionadas por, respectivamente, 58% e 53% dos inquiridos num estudo realizado pela Gestlifes. Seguem-se as promoções de supermercado, opção selecionada por 45% dos portugueses.

As aplicações focadas em poupança (43%) e a acumulação de dinheiro na conta à ordem (33%) fecham o top 5 de estratégias com maior adesão.

Segue-se o recurso a cupões, uma opção selecionada por apenas 24% dos inquiridos. Exatamente a mesma percentagem que indica ter dificuldades nos pagamentos mensais das despesas.  

Ainda assim, 84% dos inquiridos revela ter hábitos de poupança e destes, 30%, indica que são orientados por metas.

portugueses promoções de supermercado
Estratégias de Poupança – ®DR

Considere-se que Portugal é o 3º país da União Europeia com uma inflação alimentar superior à inflação geral. O 1º lugar é ocupado pela Alemanha e o 2º pela Suécia, países onde o ordenado mínimo é acentuadamente superior ao de Portugal. Não obstante, as oportunidades de poupar na hora de realizar compras nas grandes superfícies comerciais, as promoções de supermercado não são as mais populares para os portugueses. 

Para além dos hábitos e principais estratégias de poupança e das dificuldades no pagamento de despesas, o inquérito avaliou também a literacia financeira dos portugueses. Nomeadamente, como consomem informação sobre poupança, finanças e investimentos:

  • Os grandes meios de comunicação social nacionais, o youtube e os pequenos-médios blogues são os principais meios utilizados para consumo de informação sobre finanças, poupanças e investimentos;

  • Seguem-se os meios internacionais;

  • As redes sociais e conteúdo das marcas de fintech encontram-se entre os últimos lugares da lista.

Sobre as estratégias de investimento de dinheiro:

  • Mercados financeiros e criptomoedas são as formas de investimento mais populares;

Os dados apresentados resultam de um inquérito aleatório online sobre gestão de finanças pessoais realizado pela Gestlifes, , intermediadora de crédito online com atuação nacional. O objetivo foi perceber como é que os portugueses gerem as suas finanças pessoais num contexto económico que se tem vindo a agravar de forma negativa. Assim como é que consomem informação e desenvolvem a sua literacia financeira.

Poderá obter mais informações sobre o estudo, aqui

aNOTÍCIA.pt