No último episódio da primeira temporada da produção original “Cozinha de Chef”, que vai ser exibido no canal Casa e Cozinha, dia 3 de abril, às 20h35, a chef Marlene Vieira abre as portas do seu restaurante para partilhar o segredo da receita da Melhor Patanisca de Lisboa.
O prémio, atribuído em 2019 à sua Patanisca de Bacalhau no evento gastronómico Peixe em Lisboa, reconhece as características ímpares da receita da Chef Marlene Vieira, inspirada na avó minhota, um talento na cozinha e com quem Marlene aprendeu um dos segredos daquela que é a Melhor Patanisca de Lisboa.
Para as Pataniscas vencedoras, petisco ou prato principal que nunca desilude, a chef Marlene importou uma tradição, a da utilização dos rabos de bacalhau, introduzindo-lhes, também, as características lisboetas onde não falta o ovo, a farinha, a água, sal e pimenta e a salsa.
“Para mim, partilhar é sinal de humanidade, além de humildade. Partilhar para podermos todos evoluir juntos, e que de alguma maneira acaba por também me ajudar a evoluir. Para podermos continuar a crescer, a aprender, a experimentar novas técnicas, precisamos todos de clientes e comensais “gastronomicamente cultos”, e se não partilhamos, não podemos exigir nem esperar que as pessoas nos acompanhem nesta evolução”, refere a Chef Marlene Vieira.
Em “Cozinha de Chef”, Marlene Vieira, a primeira mulher a entrar no TOP 10 dos Melhores Chefs Portugueses nos Prémios “Mesa Marcada 2022”, mostra-nos que é possível ambicionar um menu de excelência com ingredientes comuns à cozinha de todos os portugueses.
Ao longo de 11 episódios, produzidos pela Endemol e gravados no restaurante “Marlene,”, vencedor do Prémio de Melhor Restaurante Novo de 2022 nos prémios “Mesa Marcada”, os espectadores ficaram a conhecer não só as receitas que marcaram a carreira da chef, desde a sua infância até ao presente, como os truques dos grandes chefs da gastronomia, misturados com um toque de criatividade e ousadia.
Em antecipação ao último episódio “Cozinha de Chef”, da chef Marlene Vieira, revelamos a receita da Melhor Patanisca de Lisboa (Patanisca de Bacalhau) e da Maionese de pimentos assados
Melhor Patanisca de Lisboa (Patanisca de Bacalhau)
INGREDIENTES
300g bacalhau desfiado
75g cebola
2 dentes de alho
125g farinha
65g maisena
6g fermento
20g salsa
150g água com gás
1 ovo e 1 gema
Sal e pimenta
Maionese de pimentos assados
Pimentos assados
1 gema
1 colher de mostarda
Vinagre
Sal
MODO DE PREPARAÇÃO
Numa taça, junte a farinha de trigo, o amido de milho, o fermento em pó, o bacalhau já demolhado e desfiado, a cebola, o alho e a salsa, todos picados.
Acrescente 1 ovo, 2 gemas, água com gás, pimenta, sal e envolva cuidadosamente.
Leve a fritar com cerca de ½ cm de azeite.
Quando estiverem mais firmes e crocantes, retire o excesso de gordura.
Para o molho, faça uma maionese com mostarda, 1 gema, sal e misture.
Verta o azeite em fio, enquanto vai mexendo, até estar firme.
Aí, junte o vinagre e volte a misturar.
Num copo. Triture os pimentos assados com 1 dente de alho, até obter um puré.
Junte-o à maionese e envolva.
Sirva as pataniscas com o molho e delicie-se!