A Casa do Alentejo, vai receber o concurso anual organizado pela Confraria dos Enófilos do Alentejo, com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, onde se destaca a excelência de mais de uma centena de vinhos produzidos na região. Esta que é já a 10ª edição, contou com o número de vinhos a concurso mais elevado de sempre, numa demonstração da vitalidade dos produtores da região alentejana.
É já esta sexta-feira, que a Confraria dos Enófilos do Alentejo, apoiada pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), irá atribuir a medalha de ouro, de prata e de bronze para cada uma das categorias de vinho branco, tinto e rosé, bem como menções honrosas aos restantes vinhos que se distinguiram nesta edição.
A 10ª edição deste concurso, contou com o número de vinhos a concurso mais elevado de sempre, numa demonstração da vitalidade dos produtores da região alentejana. Os vencedores, que serão conhecidos durante o jantar que acompanha a cerimónia de entrega dos galardões, foram avaliados por 25 jurados, que provaram e classificaram 136 referências de vinhos de 51 produtores de todas as áreas e sub-regiões vinícolas alentejanas.
“Este evento é uma oportunidade única para destacar os produtores de vinhos do Alentejo e para que demonstrem o seu talento e dedicação na produção de vinhos de qualidade. O Alentejo é uma região vitivinícola de excelência em Portugal, e o concurso reforça ainda mais a reputação dos nossos vinhos a nível nacional e internacional.” salienta Francisco Mateus, presidente da CVRA.
Sobre o concurso “Melhores Vinhos do Alentejo 2023”, Pedro Luiz de Castro, Juiz da Mesa (o equivalente a Presidente da Direção) da CEA, refere que “a Confraria tem vindo a premiar as extraordinárias produções vitivinícolas alentejanas, procurando recompensar o trabalho árduo dos produtores e, claro, promover o Alentejo, a nossa região, a nossa cultura, os nossos enólogos e produtores e dar a conhecer a qualidade do vinho que cá é produzido”.
A CEA, cujos símbolos são o tradicional Capote Alentejano, com o chapéu abeiro, bem como a insígnia, emblema e o estandarte, tem tido um papel fundamental na divulgação da vinha e do vinho da região, nomeadamente nas vertentes históricas, culturais, económicas e sociais.
Recorde-se, ainda, que a Confraria tem vindo a organizar vários cursos de prova de vinhos, visitas a regiões vitivinícolas, nacionais e estrangeiras, o concurso anual dos “Melhores Vinhos do Alentejo”, e, ainda, encontros temáticos sobre a vinha e do vinho.