O NRP Figueira da Foz irá largar amanhã, dia 23 de maio, da Base Naval de Lisboa por forma a dar início à missão NATO ASSURANCE MEASURES – LITUÂNIA 2023, no navio de patrulha oceânica Figueira da Foz seguem 56 militares, o navio da marinha conta com um uma equipa de 7 mergulhadores com capacidade de inativação de engenhos explosivos, uma equipa médica e uma equipa de 2 militares operadores de sistemas aéreos não tripulados.
Nesta missão NATO, que se prolongará até ao próximo dia 27 de junho, o navio da Marinha terá oportunidade de realizar atividades de treino operacional e exercícios combinados com as Forças Armadas da Lituânia e de outros países aliados, bem como operações de segurança marítima, ações de apoio a operações anfíbias e ações de apoio a operações de guerra de minas.
Durante a estadia em Klaipeda o NRP Figueira da Foz irá participar no exercício STORMSTRIKE23 no período de 5 junho a 11 de junho, que permite realizar diversos exercícios combinados com as Forças Armadas da Lituânia.
A missão NATO ASSURANCE MEASURES – LITUÂNIA 2023 procura, através de medidas abrangentes e focadas nas vertentes terrestres, marítimas e aéreas, ajudar a criar e manter um clima de confiança e tranquilização com a finalidade de demonstrar coesão e dissuadir ameaças ou agressões. Ao participar nesta missão, Portugal reafirma o seu compromisso com a NATO e mantêm o seu empenho nos esforços internacionais para a manutenção da paz.
O navio reforça a presença da Marinha naquela área do globo onde atualmente também está presente uma Força de Fuzileiros, que integra igualmente mergulhadores.
O NRP Figueira da Foz é comandado pelo Capitão-tenente Flávio Pereira Eusébio.