Ontem, foi o segundo dia dos desfiles das marchas populares a concurso, uma tradição antiga que se renova todos os anos. Na Altice Arena, para assistir à apresentação da “Sua Marcha” estavam avós, filhos, tios, primos, netos, alguns bem pequeninos, mas todos eles movidos pelo mesmo entusiasmo e alegria.
Num ambiente muito animado e bairrista, onde de quando em quando se houve “a minha marcha é linda”, desfilaram a Marcha dos Mercados, que como é habitual, não participa no concurso, a Marcha dos Olivais, Marcha do Castelo, Marcha de Alcântara, Marcha da Mouraria, Marcha do Bairro Alto, Marcha de Carnide e a Marcha de Belém.
As Marchas Populares são avaliadas com uma pontuação de 0 a 20. Na Altice Arena, são pontuadas, nas categorias de Coreografia, Cenografia, Figurino, Melhor Letra, Musicalidade, Melhor Composição Original. Na Avenida da Liberdade, serão classificadas pela performance do desfile.
O Parque Mayer que em 2022 celebrou o 100.º aniversário, serviu de mote para a edição 2023 do concurso da Grande Marcha de Lisboa que é apresentada e interpretada como é tradição por todos os participantes das Marchas Populares de Lisboa, nas exibições na Altice Arena, assim como no desfile da Avenida da Liberdade, na noite de Santo António.
É nessa noite, que como é tradição, a população dos bairros de Lisboa saem para a rua e em que se misturam umas com as outras, com as diferentes culturas e hábitos, o que torna Lisboa uma cidade simultaneamente cosmopolita, autêntica e popular.
Sobre a Grande Marcha de Lisboa 2023
“Menino Parque Mayer” é o título da Grande Marcha de Lisboa 2023, vencedora de entre um total de 22 candidaturas recebidas nesta edição da Grande Marcha de Lisboa. O tema com letra e música de Carlos Leitão foi o escolhido pelo júri, composto este ano pelo maestro, músico e compositor Carlos Alberto Moniz (em representação da Sociedade Portuguesa de Autores), pela cantautora Luísa Sobral e pelo compositor e diretor artístico Jorge Salgueiro.