Jogos Europeus : Final direta para o K2 500m de João Ribeiro e Messias Baptista

No segundo dia de participação da Equipa Portugal nos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023, João Ribeiro e Messias Baptista obtiveram apuramento direto para a final de K2 500m

Jogos Europeus
Jogos Europeus : Final direta para o K2 500m de João Ribeiro e Messias Baptista - ®DR

O segundo dia da Equipa nos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023 ficou marcado pelo apuramento direto de João Ribeiro e Messias Baptista para a final de K2 500m, com a vitória na sua série eliminatória e pela qualificação de Maria Beatriz Gonçalves e Cheila Vieira para a final de dueto livre da Natação Artísitica. Mas também houve a qualificação da seleção masculina de Andebol de praia para as meias-finais e ainda a primeira vitória do Padel assegurada pelos irmãos Nuno e Miguel Deus, que assim avançaram para a ronda de 16.

Resumo do segundo dia da participação nacional nos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023

ANDEBOL DE PRAIA

Está apurada para as meias-finais a seleção masculina de Andebol de Praia, nos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023, depois de uma vitória empolgante frente à Noruega, nos quartos-de-final, por 2-1. A decisão de passagem à final vai ser com a Hungria, a atual campeã da Europa, na quinta-feira. Este resultado permite lutar por um lugar no pódio.

A Equipa Portugal cedeu no primeiro “set”, por 22-20, mas respondeu no “set” seguinte, triunfando por 20-17. A decisão foi então para “shoot out” e aí os jogadores portugueses foram mais eficazes, tanto o guarda-redes Ricardo Castro, a defender, como os rematadores a finalizar, tendo o resultado final sido estabelecido em 8-4. Esta foi a primeira vitória nacional na competição.

Na fase de grupos, a 4.ª posição, só com derrotas, foi a classificação da Equipa Portugal, tanto na vertente masculina, como na feminina. Esta quarta-feira, frente à Grécia, a equipa feminina perdeu 2-1 o jogo da 3.ª jornada (12-23, 15-9, 8-9); já a equipa masculina foi derrotada também por 2-1 (24-31, 18, 12, 8-10), pela Alemanha.

Nos quartos-de-final, a equipa feminina perdeu com a Dinamarca (0-2) e na quinta-feira discutirá uma classificação entre o 5.º e o 8.º lugar. Começa por jogar com a Polónia – se vencer enfrentará a seguir pelo 5.º lugar as vencedoras dos Países Baixos-Grécia; se perder discutirá o 7.º lugar com as derrotadas.

CANOAGEM

João Ribeiro e Messias Baptista garantiram a presença na final de K2 500 metros, tendo ganho a eliminatória à dupla alemã Felix Frank e Martin Hiller após consulta do ‘photo finish’. Confirmado o nível elevado da competição a dupla nacional quer agora aproveitar para descansar e preparar a final. “As provas de K2 são sempre renhidas. Hoje foi um bom dia, conseguimos passar à final e na final será com certeza também taco-a-taco. Vamos dar tudo para tirar um bom resultado”, diz João Ribeiro.

O valor da embarcação portuguesa é confirmado por Messias Baptista. “Já mostrámos o nosso valor, fazemos provas constantes, este ano continuamos a dar bons indicadores, portanto claramente amanhã vamos lutar pelos lugares da frente”.

O K4 e o C2 femininos superaram as meias-finais e garantiram um lugar nas respetivas finais dos 500 metros nos Jogos Europeus em Cracóvia, Polónia. Francisca Laia, Joana Vasconcelos, Teresa Portela e Maria Rei venceram a primeira série das meias-finais, com o tempo de 1:34.889 e estarão na final na tarde de quarta-feira. “O que esteve mal na eliminatória tentámos corrigir para a meia-final”, explica Joana Vasconcelos. “Temos de continuar a perceber o que podemos ainda melhorar para a final”, corrobora Teresa Portela.

Igual percurso fará o C2 feminino, com Inês Penetra e Beatriz Fernandes a concluírem os 500 metros em 2:05.618, o que lhes valeu o 2.º lugar na sua meia-final. A final será também na tarde de amanhã e as duas estão satisfeitas com a presença neste momento. “Somos uma embarcação recente e foi muito bom conseguir a final”, diz Beatriz Fernandes, que fará a sua primeira final enquanto sénior nesta competição que conta também como Campeonato da Europa. Já Inês Penetra repete presença na final: “O ano passado fui 8.ª e agora queremos fazer melhor do que isso”.

Nas eliminatórias, em K4, Francisca Laia, Joana Vasconcelos, Teresa Portela e Maria Rei terminaram a eliminatória matinal no 5.º lugar com o tempo de 1:36.364. Também na distância de 500 metros, Fernando Pimenta, Emanuel Silva, David Varela e Kevin Santos foram 7.ºs, com 1:23.505. Inês Penetra e Beatriz Fernandes foram 4.ªs nas eliminatórias de C2 500 metros com o tempo de 2:04.183.

Fora das finais ficou o K4 500 metros masculino composto por Fernando Pimenta, Emanuel Silva, David Varela e Kevin Santos, depois do 7.º lugar na meia-final, com 1:24.045. Numa embarcação com uma composição diferente do habitual, Emanuel Silva mostrou-se sereno com a prestação. “Saímos de consciência tranquila porque mostrámos nível e mostrámos valor, mas não foi suficiente”. De volta às embarcações quádruplas esteve Fernando Pimenta que aproveitou a experiência. “Temos atletas de grande valor nos 500 metros e a especialidade é deles. Estou feliz por me ter sentado no barco com estes três atletas, por me terem feito sorrir nas sessões de treino e por ter voltado a desfrutar de uma regata à máxima velocidade como é a dos 500 metros”.

Também terminou a competição o C2 500 metros masculino de Bruno Afonso e Marco Apura, que foram 6.ºs classificados na meia-final (1:47.100), depois de também terem sido 6.ºs na eliminatória (1:46.504).

Amanhã, para além das finais de K2 500 metros masculino, K4 500 metros feminino e C2 500 metros feminino, a Equipa Portugal conta com a estreia de Hélder Silva em C1 200 metros e Beatriz Fernandes na mesma distância. Messias Baptista compete nas eliminatórias de K1 200 metros, tal como Francisca Laia. Inês Penetra e Hélder Silva fazem dupla em C2 200 metros misto e Teresa Portela e Kevin Santos em K2 200 metros misto.

NATAÇÃO ARTÍSTICA

Maria Beatriz Gonçalves e Cheila Vieira apuraram-se para final da prova de dueto livre na competição de Natação Artística dos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023. O dueto da Equipa Portugal classificou-se na 8.ª posição, com um total de 183.3063, sendo um dos doze apurados entre os 18 participantes na fase preliminar. O dueto mais pontuado foi o austríaco, Alexandri-Alexandri, com 265.1459 pontos.

O exercício apresentado por Maria Beatriz Gonçalves e Cheila Vieira teve um grau de dificuldade de 26.15, sendo os elementos avaliados com 99.4063 e a impressão artística recebeu 83.9. A final terá lugar no próximo sábado, às 15 horas, mas as nadadoras da Equipa Portugal voltam amanhã à piscina para a final direta de dueto técnico.

PADEL

Os irmãos Nuno e Miguel Deus entraram com o pé direito no torneio de Padel, ao vencer o jogo da ronda de 32 de pares masculinos. O par da Equipa Portugal venceu os austríacos Rainhard Boisits e David Pilser em dois ‘sets’ – 6-2 e 6-1 – num jogo que não chegou à hora de duração. Na próxima ronda, os oitavos-de-final, os portugueses ainda não conhecem o adversário, que sairá da partida entre dinamarqueses e suíços.

Catarina Vilela e Katia Rodrigues terminaram a participação na ronda de 32, depois de três ‘sets’. No primeiro a vantagem foi portuguesa por 7-5, mas depois a dupla dinamarquesa Maria Rasmussen e Gitte Haxen venceu os dois ‘sets’ seguintes por 7-6 e 6-3.

Catarina Santos e Margarida Fernandes perderam o jogo inaugural da ronda de 32 já na discussão do terceiro ‘set’. A primeira partida foi favorável às francesas Jessica Barbier e Lucile Pothier (7-5), enquanto que a segunda foi ganha pelas portuguesas por 6-4. No terceiro e decisivo ‘set’, Barbier e Pothier voltaram a levar a melhor, desta vez por 6-2.

Amanhã tem início a competição de pares mistos com Miguel Deus a fazer par com Catarina Vilela e Nuno Deus com Kátia Rodrigues. Em pares masculinos Miguel Oliveira e Afonso Fazendeiro fazem a sua estreia na ronda inicial.

Resultados disponíveis aqui e programa do dia 22 de junho aqui.

Artigos relacionados:

Jogos Europeus 2023: Fu Yu e Fernando Pimenta são os porta-estandartes da Equipa Portugal na Cerimónia de Abertura

Canoagem: Comitiva portuguesa partiu hoje para os Jogos Europeus 2023

Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023: Apresentada a Equipa Portugal