Hoje, dia 10 de julho, celebra-se uma das mais adoradas criações gastronómicas a nível mundial: a pizza. Para assinalar este marco, o chef e pizzaiolo Emanuele Zingale, dos restaurantes Arte Bianca, localizados em Aljezur, Arrifana e Sagres, partilha uma receita de massa de pizza caseira, para rechear com os sabores e texturas preferidos de cada um. Um convite a um convívio descontraído entre amigos ou família, tendo como prato principal, a pizza.
MASSA DE PIZZA
Ingredientes:
300g de farinha tipo 0
200g de farinha de Manitoba
350ml de água
3g de levedura de cerveja fresca (ou 1,5g de levedura de cerveja seca que se comporta da mesma forma que a levedura fresca no processo)
1 colher de sopa de azeite extra virgem
11g de sal
Preparação:
Numa chávena, deitar 50ml de água morna, juntamente com o fermento seco. Mexer com uma colher de chá para dissolver e deixar ativar seguindo o tempo indicado na embalagem (cerca de 10 minutos).
Na tigela da batedeira, deitar as duas farinhas fazendo-as cair em chuva, e adicionar os restantes 300ml de água à temperatura ambiente, amassando com o gancho à velocidade mínima.
Misturar com o conteúdo do fermento e amassar até obter uma massa composta, bem hidratada. Limpar as bordas da tigela.
De seguida, juntar o azeite extra virgem aos poucos, continuando a amassar até que tenha sido completamente absorvido. Adicionar o sal e trabalhar, sempre com o gancho, aumentando progressivamente a velocidade, durante cerca de 15 minutos ou pelo menos até que a massa esteja elástica e não muito pegajosa.
Depois, segue-se um passo em que os mais pequenos podem ajudar, colocar a massa dentro de uma tigela polvilhada com um pouco de farinha e deixar crescer, coberta com película de plástico, por 1 hora.
Após esse tempo, deixando a massa de pizza dentro da tigela, pegar nas margens da massa e puxar em direção ao centro, dobrando. Girar a tigela e continuar desta forma por 10 vezes. Após a última dobra, dividir a massa em 4 pães de 225g cada, com um raspador. Na tábua de pastelaria levemente enfarinhada, girar os pães sobre si mesmos, para baixo e em direção ao centro, com as duas mãos até obter bolas lisas. Mais um desafio para partilhar com os mais novos, mesmo que que se preveja um final mais ‘enfarinhado’, afinal, é dia de festa. Seguindo as instruções de Emanuele Zingale, colocar, devidamente espaçados, dentro de uma assadeira grande, cobrir com película de plástico ligeiramente perfurada e deixar crescer dentro do forno desligado com a luz acesa por 6 horas. Se, após esse tempo, os pães estiverem pegados, basta separar suavemente com um raspador, tendo cuidado para não os esvaziar.
Ligar o forno à temperatura máxima.
Colocar um pouco de sêmola sobre a tábua de pastelaria e com as mãos espalhar suavemente, com movimentos circulares e paralelos à superfície de trabalho, cada bola, uma de cada vez, tendo o cuidado de nunca esmagar as bordas que formarão a borda da pizza.
Com uma pá transferir o disco obtido num tabuleiro de ir ao forno ou numa forma de pizza, polvilhar com um pouco de sêmola e finalizar espalhando até à espessura desejada.
Polvilhar um pouco de sêmola na borda da pizza.
Com uma colher, espalhar o recheio desejado – o que pode gerar alguma discussão, mas no fim há sempre ingredientes que agradam a todos – na pizza e assar as pizzas, uma de cada vez, na prateleira mais baixa. Cozinhar por cerca de 15 minutos com a grelha em potência média ou até que a borda tenha assumido uma cor de avelã.
As pizzas Arte Bianca distinguem-se pela qualidade e leveza das suas massas, com farinhas italianas selecionadas, provenientes diretamente de Dal Mulino, e desenvolvidas no laboratório Arte Bianca. O grupo foi pelo segundo ano consecutivo distinguido pelo ranking 50 Top Pizza, que identifica as 50 melhores pizzarias da Europa.