Está prestes a começar a aventura portuguesa no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) que na sua 17ª edição vai acontecer de 23 a 29 de julho na cidade eslovena de Maribor. A Missão de Portugal apresenta-se com 73 atletas em dez das modalidades do programa desportivo e antes da partida, agendada para hoje (22), os atletas e oficiais reuniram-se no Comité Olímpico de Portugal (COP) para a apresentação oficial da Missão.
“O FOJE tem a magia de ser a porta de acesso à presença Olímpica ao mais alto nível”, destacou na sua intervenção o Presidente do COP, José Manuel Constantino. “Por isso deve ser aproveitado com o máximo entusiasmo na participação desportiva, mas também na experiência do ponto de vista social e humano”. Tendo destacado e valorizado o trabalho das Federações, clubes e técnicos que enquadram estes jovens atletas, o Presidente do COP deixou também uma palavra de apreço às famílias, que mais uma vez compareceram em bom número ao evento, e que são o “elemento essencial na construção da carreira desportiva dos jovens”. Com o ambiente de festa e confraternização que caracteriza o FOJE, José Manuel Constantino deixou um pedido a todos os elementos da Missão. “Em todos os momentos nunca esqueçam que mais do que uma representação individual, mais que uma representação da vossa modalidade, estão a representar Portugal e isso é uma enorme responsabilidade”.
Apresentados os Porta-estandartes para a Cerimónia de Abertura
Para além da apresentação dos elementos da Missão, o evento contou com o anúncio dos porta-estandartes de Portugal para a Cerimónia de Abertura no próximo domingo. Catarina Monteiro, Chefe de Missão, começou por apresentar os critérios que levaram à decisão. “Alguns dos atletas que estiveram em 2022 vão também estar presentes em 2023 e alguns deles têm a particularidade de terem sido medalhados”, recordou. “Por isso o critério que definimos foi que esses atletas medalhados na edição do ano passado fossem os nossos representantes como exemplo e motivação para todos os atletas na Cerimónia de Abertura”.
Com base neste critério foi anunciado que Portugal entrará encabeçado no Estádio Ljudski vrt por Tatiana Pereira, que conquistou a medalha de prata na competição de triplo salto e por Gabriel Sequeira, capitão da equipa de Andebol que foi medalha de bronze em Banská Bystrica 2022.
Na sua intervenção de abertura, Catarina Monteiro recordou a participação portuguesa no Festival Olímpico da Juventude Europeia, que acontece desde a primeira edição do evento e o medalheiro nacional na competição, com destaque para os três atletas que acumularam medalhas tanto no FOJE como em Jogos Olímpicos – Sérgio Paulinho (Ciclismo), Nélson Évora (Atletismo) e Fernando Pimenta (Canoagem).
Diana Gomes, Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, partilhou a sua experiência no Festival Olímpico da Juventude Europeia em Paris 2003, evento em que conquistou uma medalha, e que considera de extrema importância para a definição da sua carreira como desportista até ter chegado à participação Olímpica, no ano seguinte.
Vítor Pataco, Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, destacou também a importância do FOJE enquanto evento de lançamento das carreiras desportivas e desejou que “entrem em palco com muita alegria, muita determinação e que acima de tudo sintam orgulho de vós próprios, das vossas famílias, dos vossos treinadores, dos vossos clubes”.
O FOJE é o maior evento multidisciplinar jovem da Europa e receberá 3600 atletas, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, de 48 países, com vista a futuras participações Olímpicas. Em Maribor 2023, o Basquetebol 3×3, o Ciclismo BTT e o Skateboarding são as novidades do programa desportivo.