Bárbara Tinoco cantou e encantou no Almada Forum

Bárbara Tinoco, esvoaçou qual libelinha pela Praça da Sereia, encantando os muitos fãs que encheram aquele espaço do Almada Forum

Bárbara Tinoco Almada Forum
Bárbara Tinoco cantou e encantou no Almada Forum - ©Pedro Estevens

Porque o Almada Forum é onde se tem ‘Tudo para ser Feliz’, a noite de ontem fez muitos fãs felizes, por poderem assistir gratuitamente a um espetáculo de Bárbara Tinoco, uma das cantautoras mais promissora do panorama musical português.

A jovem artista deu-se a conhecer no palco do “The Voice” em 2018 e é atualmente uma das artistas mais ouvidas do nosso país. Apesar da curta carreira, conta já com duas participações no Festival da Canção e dois álbuns de originais.

O seu mais recente trabalho, “Bichinho”, foi lançado em abril deste ano e inclui sucessos como “Chamada Não Atendida”, “Ensina-me a voar”, ou Sindrome do Impostor”, “Despedida de Solteira” e ” Planeta”.

Para além destes tema do novo disco, a jovem cantora interpretou ainda os mega sucessos “Sei lá”, e ” Outras línguas” entre outros. Bárbara Tinoco que diz que ” o palco não é natural em mim” mostrou-se à vontade e descontraida, tendo sido muito aplaudida pelo púbico que enchia a Praça da Sereia do Almada Forum.

Bárbara Tinoco – Percurso

Começou a aprender guitarra em casa, com o pai. Apesar de não ser músico profissional, herdara o negócio de família, uma loja de instrumentos musicais, onde Bárbara passava muitas horas quando era criança. O seu primeiro instrumento foi um ukulele, oferecido pelo seu avô.

Ingressou na licenciatura de Ciências Musicais na NOVA FCSH, mas foi numa masterclass de João Gil para a Antena 1 que começou a ponderar um caminho na música mais seriamente. Deu o primeiro passo rumo ao estrelato em 2018, quando decidiu participar no concurso de talentos The Voice Portugal. Durante a Prova Cega não conseguiu que nenhum dos jurados virasse a cadeira. No entanto, acabou por ser desafiada a cantar um dos seus temas originais. Composto pela artista quando tinha apenas 16 anos, “Antes Dela Dizer Que Sim” tornou-se um êxito viral, convertendo-se no seu single de estreia, lançado no ano seguinte. Em 2019, assegurou as primeiras partes dos concertos da digressão de João Só.  Em 2020, foi considerada a Artista Revelação nos Play – Prémios da Música Portuguesa.

Participou no Festival RTP da Canção em 2020, ao lado de Tiago Nacarato, que escreveu e compôs o tema a concurso, “Passe-Partout”. A interpretação de Tinoco alcançou 18 pontos, menos dois do que o tema vencedor.

Em 2021, lançou os primeiros registos discográficos alargados. Editado em abril, Desalinhados é um EP de colaborações em que cada tema tem um convidado diferente: António Zambujo, Carolina Deslandes, Diana Martinez, Tyoz, Bárbara Bandeira e Carlão.

Ainda em outubro de 2021, editou o seu álbum de estreia, “Bárbara”. Em abril deste ano, Bárbara Tinoco, lançou “Bichinho” que escreveu em parceria com o namorado, o russo Feodor Bivol.

aNOTÍCIA.pt