Porque o Almada Forum é onde se tem ‘Tudo para ser Feliz’, a noite de ontem fez muitos fãs felizes, por poderem assistir gratuitamente a um espetáculo de Bárbara Tinoco, uma das cantautoras mais promissora do panorama musical português.
A jovem artista deu-se a conhecer no palco do “The Voice” em 2018 e é atualmente uma das artistas mais ouvidas do nosso país. Apesar da curta carreira, conta já com duas participações no Festival da Canção e dois álbuns de originais.
O seu mais recente trabalho, “Bichinho”, foi lançado em abril deste ano e inclui sucessos como “Chamada Não Atendida”, “Ensina-me a voar”, ou Sindrome do Impostor”, “Despedida de Solteira” e ” Planeta”.
Para além destes tema do novo disco, a jovem cantora interpretou ainda os mega sucessos “Sei lá”, e ” Outras línguas” entre outros. Bárbara Tinoco que diz que ” o palco não é natural em mim” mostrou-se à vontade e descontraida, tendo sido muito aplaudida pelo púbico que enchia a Praça da Sereia do Almada Forum.
Bárbara Tinoco – Percurso
Começou a aprender guitarra em casa, com o pai. Apesar de não ser músico profissional, herdara o negócio de família, uma loja de instrumentos musicais, onde Bárbara passava muitas horas quando era criança. O seu primeiro instrumento foi um ukulele, oferecido pelo seu avô.
Ingressou na licenciatura de Ciências Musicais na NOVA FCSH, mas foi numa masterclass de João Gil para a Antena 1 que começou a ponderar um caminho na música mais seriamente. Deu o primeiro passo rumo ao estrelato em 2018, quando decidiu participar no concurso de talentos The Voice Portugal. Durante a Prova Cega não conseguiu que nenhum dos jurados virasse a cadeira. No entanto, acabou por ser desafiada a cantar um dos seus temas originais. Composto pela artista quando tinha apenas 16 anos, “Antes Dela Dizer Que Sim” tornou-se um êxito viral, convertendo-se no seu single de estreia, lançado no ano seguinte. Em 2019, assegurou as primeiras partes dos concertos da digressão de João Só. Em 2020, foi considerada a Artista Revelação nos Play – Prémios da Música Portuguesa.
Participou no Festival RTP da Canção em 2020, ao lado de Tiago Nacarato, que escreveu e compôs o tema a concurso, “Passe-Partout”. A interpretação de Tinoco alcançou 18 pontos, menos dois do que o tema vencedor.
Em 2021, lançou os primeiros registos discográficos alargados. Editado em abril, Desalinhados é um EP de colaborações em que cada tema tem um convidado diferente: António Zambujo, Carolina Deslandes, Diana Martinez, Tyoz, Bárbara Bandeira e Carlão.
Ainda em outubro de 2021, editou o seu álbum de estreia, “Bárbara”. Em abril deste ano, Bárbara Tinoco, lançou “Bichinho” que escreveu em parceria com o namorado, o russo Feodor Bivol.