Restaurante do Herdade dos Delgados Nature Hotel & SPA – Alqueva chama-se agora Lua Cheia e tem uma nova carta, onde volta a brilhar a cozinha de autor do inspirado chef Ricardo Delgado.
Pratos que honram o legado alentejano, com raízes firmes na sazonalidade e em produtos locais e que a terra dá, o sublinhado numa gastronomia de conforto reinventada em função da época do ano e da inspiração do chef, um saber ancestral cozinhado lentamente com novas e ricas experimentações e tudo bem regado com uma generosa colherada de paixão. Uma cozinha, está bom de ver, onde se conjugam criatividade e genialidade, passado e presente, amor e entrega.
Das várias opções disponíveis na ementa do Lua Cheia, destaque para o Risotto de Gambas e Espargos com Champanhe; Ceviche de Robalo em Cama de Puré de Manga; o Magret de Pato com Puré de Bolbo de Aipo, Endívia Confitada com Laranja, Gomos de laranja e Molho Hoisin; para finalizar a refeição e adoçar o palato, Panacotta à Chef ou Tarte de Lima. Mas há mais, muito mais! A começar por algumas das entradas pelas quais chegamos a percorrer quilómetros para as encontrar, confecionadas com todo o respeito e todas as honrarias que merecem. É seguramente o caso dos Ovos Mexidos com Farinheira ou com Espargos ou os inesperados Cogumelos à Bulhão Pato. Uma mistura de sabores e texturas tão extraordinária para o palato quanto o céu estrelado naquelas paragens classificadas como primeiro destino mundial Starlight ou Dark Sky, para a visão. Mas se busca uma experiência próxima do divino, há quem garanta que a Sopa de Cação mora lá perto.
A carta de vinhos, sem grande surpresa, afinal estamos no Alentejo, apresenta sugestões que harmonizam com os pratos, ideais para degustar enquanto se observa a planície e o Alqueva, debaixo da abóboda estrelada que caracteriza a região.
O restaurante Lua Cheia está aberto ao público em geral, e não apenas aos hóspedes da Herdade dos Delgados, pelo que basta reservar mesa pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone +351 266 247 900 (rede fixa). Os almoços servem-se entre as 12h30 e as 15h, e os jantares das 19h30 às 22h.