A quinta edição do Chefs on Fire, cresceu em dias e em tamanho, mas manteve-se na Fiartil, no Estoril. O festival gastronómico dedicado à cozinha de fogo, primeira vez, teve a duração de três dias, com a mesma procura e o mesmo sucesso.
Depois dos sucessos das últimas edições, foi necessário aumentar os dias do Chefs on Fire e do recinto da Fiartil, no Estoril, para responder às necessidades do público, sem que com isso se perca a mística e o intimismo, que Gonçalo Castel-Branco, o seu fundador, tanto defende.
O programa, esse, continuou fiel ao que sempre tem sido, um encontro de gerações e cozinhas, entre chefs com estrelas Michelin e uma nova geração que começa a dar que falar. Nos pratos, todos eles cozinhados no fogo, das mais variadas formas, divididos entre carne, peixe e vegetariano e sobremesas, o difícil foi escolher.
No dia 8 de setembro, estiveram presentes os chefs chef Alexandre Silva (do Loco e Fogo), acompanhado pelos chefs Bruno Caseiro (Cavalariça Lisboa) e Vítor Adão (Plano), a cozinhar pratos de carne. Ao mesmo tempo, João Magalhães (Tricky’s) e Tiago Penão (Kappo e Izakaya) estarão a cozinhar os pratos de peixe. Já a área vegetariana ficará a cargo dos chefs João Rodrigues (Projeto Matéria) e David Jesus (Seiva) e as sobremesas da chef Andreia Moutinho.
No sábado (9), ficaram encarregues dos pratos de carne Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho), André Magalhães (Taberna da Rua das Flores) e Hugo Candeias (Ofício) e dos pratos de peixe Marta Figueiredo (Estrela da Bica) e Ricardo Ferreira (Elemento). João Sá (Sála) e Tiago Feio (Tia tia) vão servir os pratos vegetarianos, enquanto as sobremesas serão preparadas pelas mãos do Chef Fábio Quiraz (Bela Vista Hotel & Spa).
Domingo, o último dia de Chefs On Fire, contou com António Loureiro (A Cozinha), Carlos Teixeira (Herdade do Esporão) e Marlene Vieira (Marlene Vieira Food Corner, Zunzum Gastrobar e Marlene) na carne. O peixe foi preparado por Paulo Alves (Kabuki) e Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio e Semea by Euskalduna). A área vegetariana foi da responsabilidade de Diogo Formiga (Encanto) e António Galapito (Prado). Por fim, Natalie Castro (Isco – Padaria e Bistro) esteve encarregue das sobremesas.
Na música, a aposta deste ano foi para nomes como Pedro Mafama, Nena, Tiago Bettencourt, A Garota Não, Benjamim e Samuel Uría e Deixem o Pimba em Paz.
Chefs on Fire, é uma experiência única e imersiva, num ambiente familiar com um programa que acolhe avós, pais e garante um apoio dedicado e seguro para os filhos em todo o recinto.