A Marinha Portuguesa encontra-se a acompanhar, através da fragata Corte-Real, o navio de guerra da Federação Russo, o Admiral Grigorovich.
Este acompanhamento teve início no dia 2 de novembro, através da permanente monitorização do Centro de Operações Marítimas, que tem vindo a seguir o navio. No dia 8 de novembro, após entrada na Zona Económica Exclusiva de Portugal continental, foi também empenhado pela Marinha o NRP Corte-Real que se encontra a acompanhar o navio russo durante todo o trânsito nas águas sob jurisdição nacional.
De referir que estas missões de acompanhamento de navios russos pela Marinha Portuguesa se tornaram mais frequentes após o início da guerra na Ucrânia. Desde o início deste ano, já foram acompanhados pelo menos oito navios russos na sua passagem ao largo da costa portuguesa.
Mais informação
A Marinha Portuguesa, através da permanente monitorização realizada pelo Centro de Operações Marítimas, garante uma vigilância ativa continua das áreas sobre soberania ou jurisdição nacional,
Servindo Portugal no mar, a Marinha continuará a monitorizar e a acompanhar a passagem deste tipo de navios, efetuando a patrulha permanente dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional de modo a garantir que não são realizadas quaisquer atividades lesivas para o País e a promover e proteger os interesses de Portugal no e através do mar.