Em jogo das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, a seleção brasileira de futebol, perdeu por 2×1 na noite desta quinta-feira-16 para a equipe da Colômbia, gols de Gabriel Martinelli para o Brasil e Luís Dias para os colombianos. O atacante colombiano teve os pais sequestrados no mês passado, sua mãe foi libertada na mesma semana, enquanto seu pai ficou em poder dos sequestradores até a semana passada, com a presença de seus pais, o atacante ficou emocionado após os gols.
O jogo
No primeiro tempo
O Brasil dominou os primeiros dez minutos de jogo e, não à toa, abriu o placar com apenas três. A Colômbia equilibrou as ações, e as equipes duelavam ‘lá e cá’ até cerca de 25 minutos, quando Vini Jr se lesiona e deixa o campo. Fernando Diniz substitui por João Pedro, e a Seleção deixa de conseguir produzir, vendo a Tricolor chegar com perigo e assumir a superioridade do confronto. Apesar da pressão do adversário, a Canarinho conseguiu segurar o marcador para o intervalo.
No segundo tempo
O segundo tempo não foi diferente, e o Brasil continuou vendo a Colômbia ser dominante. O jogo brasileiro não fluía, e os laterais viviam péssima noite em Barranquilla, principalmente com Luis Díaz, que fazia o que queria com a defesa da Canarinho. Fernando Diniz mexeu mal, sofreu pressão dos donos da casa, e a virada não demorou a acontecer. Com dois gols do camisa 7, a Colômbia reverte a partida.
O que vem por aí?
A Colômbia volta a campo na próxima terça-feira (21), para enfrentar o Paraguai, no Estádio Defensores Del Chaco, às 20h (de Brasília). O Brasil, por sua vez, vai enfrentar a Argentina, no mesmo dia, no Maracanã, às 21h30 (de Brasília).
Fernando Diniz
Ainda no comando da Seleção Brasileira, apenas cinco jogos, Fernando Diniz por enquanto possuí marcas negativas, sob pressão no trabalho. A seleção vem de duas derrotas consecutivas para Uruguai e Colômbia. A última vez que isso aconteceu foi na Copa do Mundo de 2014, quando o time perdeu em sequência para Alemanha e Holanda, por 7 a 1 e 3 a 0, respectivamente.
Outro ponto desfavorável no Brasil de Diniz, fica demonstrado ao número de gols sofridos a equipe sofreu seis gols em cinco rodadas, superando toda a campanha das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar, quando os adversários marcaram cinco gols em 17 jogos.
COLÔMBIA X BRASIL – 5ª RODADA DAS ELIMINATÓRIAS DA COPA
Data e hora: 16 de novembro de 2023, 21h (de Brasília)
Estádio: Metropolitano de Barranquilla (COL)
Árbitro: Andres Matonte (Uruguai)
Assistentes: Nicolas Taran e Martin Soppi (ambos do Uruguai)
VAR: Leodán González (Uruguai)
Cartões amarelos: Sanchez (COL), Renan Lodi, Pepê e Fernando Diniz (BRA)
Gols: Martinelli (3′ do 1º t) – Luis Díaz (29′ e 31′ do 2º t)
COLÔMBIA (Técnico: Néstor Lorenzo)
Vargas, Muñoz, Bonilla, Sanchez e Machado (Asprilla/intervalo); Kevin Castaño (Lerma/37′ do 2º t), Uribe (Sinisterra/intervalo), Carrascal/ Richard Ríos/28′ do 2º t), James Rodríguez, Rafael Borré (Córdoba/21′ do 2º t) e Luis Díaz
BRASIL (Técnico: Fernando Diniz)
Alisson, Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Douglas Luiz/35′ do 2º t) e Renan Lodi (Pepê/35′ do 2º t); André e Bruno Guimarães; Rodrygo (Paulinho/22′ do 2º t), Vini Jr (João Pedro/26′ do 1º t), Raphinha (Endrick/35′ do 2º t) e Gabriel Martinelli
NOTA: texto redigido em português do Brasil