A Marinha Portuguesa fez história ao inaugurar a primeira unidade X31, esta sexta-feira. A cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, contou com a presença do Comandante Naval, Vice-almirante Nuno Chaves Ferreira, entre outras entidades.
No discurso, durante a cerimónia, o Almirante Gouveia e Melo enalteceu o marco que assinala esta nova unidade e a importância de uma Marinha útil e focada para, no futuro, possuir este tipo de sistemas na sua esquadra.
A unidade X31 da Marinha é semelhante a uma esquadrilha que opera sistemas não tripulados (SNT) aéreos, superfície, subsuperfície e terrestres, tendo como principal missão garantir o aprontamento destes sistemas, assim como coordenar o desenvolvimento de doutrina, padrões de prontidão e o treino dos sistemas não tripulados para o seu emprego operacional.
Biografia do Comandante Ricardo Faias Martins
O Comandante Ricardo Faias Martins ingressou na Escola Naval em 2000, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais, classe de Marinha, em 2005.
Ao longo da sua carreira militar desempenhou diversas funções, nomeadamente como Gunnery Officer (GUNO) a bordo da fragata D. Francisco de Almeida entre 2012 e 2016, Chefe de Departamento de Operações da Escola de Tecnologias Navais (ETNA) entre 2018 e 2019, e em 2019 destacou para a fragata Vasco da Gama como Chefe do Departamento de Operações.
Mais recentemente, desde junho de 2020 até fevereiro de 2024 desempenhou funções no Estado-Maior da Armada, nomeadamente pela Divisão de Operações na área da Experimentação, Conceitos e Requisitos e pela Divisão de Inovação e Transformação.
O Capitão-de-fragata Ricardo Faias Martins nasceu em 1980 e é natural do Porto.