Resgate ao largo dos Açores

Marinha coordenou resgate de um tripulante do navio mercante "DESPINA V", de bandeira do Panamá, que navegava ao largo dos Açores

resgate Açores
Resgate ao largo dos Açores - ®DR

A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), coordenou, desde as 13h25 (horas locais) do dia 17 de fevereiro, o resgate médico de um tripulante de 53 anos, de nacionalidade Filipina, que se encontrava a bordo do navio mercante  “DESPINA V”, de bandeira do Panamá, a navegar a cerca de 438 milhas náuticas, equivalente a  811 quilómetros, a nordeste da Ilha de São Miguel, Açores. 

Após o alerta, o tripulante foi avaliado pelo CODUMAR e foi diagnosticado com crise renal, havendo a necessidade imediata de cuidados médicos.

De imediato, foi efetuado o resgate pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) que transportou o paciente para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, onde aterrou às 13h40 (horas locais) de hoje, 18 de fevereiro.

De seguida, o paciente foi transferido para a unidade hospitalar local através de uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Nesta operação de resgate ao largo dos Açores estiveram envolvidos o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, um helicóptero EH-101 e uma aeronave C-295 da FAP, uma ambulância do SRPCBA, e o Centro de Comando Operacional da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, no âmbito do controlo de fronteiras.

aNOTÍCIA.pt