Miguel Oliveira, arrancou bem, para o GP de MotoGP de Portugal, subindo quatro posições logo na primeira volta, enquanto Jorge Martín assumia a liderança, ultrapassando Enea Bastianini e Maverick Viñales.
Jorge Martín foi o vencedor do GP de Portugal, Bastianni ficou em segundo lugar e Pedro Acosta fechou o pódio. Em Portimão, o piloto português Miguel Oliveira terminou na nona posição, a segunda prova do Mundial de MotoGP.
Num Grande Prémio, com muitas quedas, Miguel Oliveira, conseguiu o objetivo de terminar no top-10, com Jorge Martin a conquistar o primeiro lugar do pódio, Enea Bastianini a conseguir o segundo lugar e Pedro Acosta, a fechar o pódio, na terceira posição.
As primeiras três voltas tiveram quedas de Franco Morbidelli e Alex Márquez, mas ambos voltaram à pista, algo que não aconteceu com Raúl Fernández da Trackhouse Racing, colega de Miguel Oliveira, que ditou o primeiro abandono, na prova.
Na antepenúltima volta, um toque entre Márquez e Bagnaia fez com que ambos caíssem. Márquez não abandonou, mas Bagnaia sim, ditando o terceiro abandono na prova.
Com isto, Miguel Oliveira subiu a 10.º lugar e acabaria por subir a 9.º, às custas de Maverick Viñales, que caiu sozinho de forma inesperada, à entrada da última volta, depois de ter sido ultrapassado por Enea Bastianini. Viñales abandonou a corrida, numa prova em que pontuaram ainda Brad Binder (4.º), Jack Miller (5.º), Marco Bezzecchi (6.º), Fabio Quartararo (7.º), Aleix Espargaro (8.º) – todos à frente de Miguel Oliveira – e anda Fabio Di Giannantonio (10.º), Augusto Fernández (11.º), Joan Mir (12.º), Alex Rins (13.º), Takaaki Nakagami (14.º) e Johann Zarco (15.º).
Com a vitória no Autódromo Internacional do Algarve, Jorge Martín, chega à líderança do mundial de Moto GP, com 60 pontos. Brad Binder é agora 2.º, com 42 pontos, seguido de perto por Enea Bastianini , 3.º com 39 pontos e Francesco Bagnaia em 4.º com 37.
O português conseguiu o melhor resultada da época, depois de abrir o mundial no Qatar com um 15.º lugar. Mal acabou a corrida, Miguel Oliveira, regressou à pista para agradecer o apoio do público a quem atirou as luvas.
Miguel Oliveira, que tinha somado um ponto no Qatar, soma mais sete em Portugal e passa a ter oito. Subiu dois lugares na geral, de 16.º para 14.º.
A terceira etapa do MotoGP é o Grande Prémio das Américas no dia 14 de abril.