Sporting na final da Taça de Portugal

O Sporting empatou frente ao Benfica na Luz, a 2 bolas, mas passou a final da Taça de Portugal, fruto da vantagem de 2-1 no jogo em Alvalade.

Sporting Taça de Portugal
Sporting na final da Taça de Portugal - ©Joaquim Machado

No dérbi lisboeta, Benfica e Sporting deram o tudo por tudo para garantir o bilhete para a final da Taça de Portugal. Os leões chegaram em vantagem ao venceram a primeira mão das meias-finais por 2-1.

Começa o jogo na Luz com o Benfica a dar o pontapé de saída, para mais um dérbi lisboeta. Aos 3’ o primeiro canto para o Benfica cedido por Esgaio após disputa com Neres. Di María marca, mas o perigo é afastado com um cabeceamento de Paulinho.

Logo de seguida é canto para o Sporting com canto cedido por Bah. Nuno Santos marca e a bola chega a Gyökeres que tenta acertar na baliza encarnada, mas o lance é invalidado por fora de jogo de Hjulmand.

Aos 9’ o Benfica tem a primeira oportunidade de golo.  Florentino ganha a bola e coloca em Di Maria que remata forte, mas ao lado. No minuto seguinte o Benfica marca, mas Rafa, que encostou para a baliza, estava em fora de jogo numa fase anterior da jogada.

Casper Tengstedt, aos 16’ acerta na trave com remate com o pé direito do lado direito da pequena área. Dois minutos depois é Diomande que dá canto após uma boa iniciativa de Rafa. Di María marca o livre, mas sem perigo. O Benfica está claramente por cima do jogo nesta fase.

Há tochas a arder e muito fumo por trás da baliza de Franco Israel. Vários cantos a favorecer a equipa da casa, e algumas situações de perigo, mas bem defendidas pelo guarda-redes do Sporting.

Aos 28’, remate de Trincão à figura de Trubin. Pouco depois Di María, finta dois adversários e depois cai nas imediações da área do Sporting. João Pinheiro assinala falta do jogador do Benfica.

O jogo mantém-se no mesmo ritmo, com várias investidas do Benfica, embora o Sporting tente empurrar o Benfica para fora da sua área.

No final da primeira parte o nulo mantem-se no marcador. Benfica mais pressionante frente a um Sporting bastante errático. Os jogadores verde e branca perderam muitos duelos e consentiram muitas interceções. Os encarnados pressionaram bastante, mas o ataque deixou a desejar na finalização. Com este resultado o Sporting continua em vantagem fruto da vitória em Alvalade (2-1).

No regresso ao relvado, o Sporting voltou inspirado e aos 47’ Gyökeres, deu para Hjulmand que, à entrada da área, disparou direto ao ângulo da baliza de Trubin. Leões em vantagem na partida.

Aos 52’, o Benfica marca. Na sequência do canto marcado por Di María, a bola chega a Neres que cruza ao segundo poste onde surge Otamendi a finalizar de cabeça. 1-1 na Luz!

Ambiente festivo na Luz, mas 3’ depois Paulinho remate com o pé esquerdo no coração da área junto à base do poste esquerdo e faz o segundo golo do Sporting. Aos 63’, Gyökeres à beira de fazer o terceiro para o Leões. O sueco ganha a bola a João Neves e ganha espaço à entrada da área chutando de pé direito, fazendo a bola bater no ferro da baliza encarnada.

Aos 64’, o Benfica volta a empatar, agora por Rafa! Bah na área leonina cruza rasteiro para o segundo poste onde surge Rafa a encostar para a baliza. O jogo volta à estaca zero! O Sporting continua com um golo de vantagem.

Aos 72 minutos, Rafa num lance com Coates, caiu na área, mas o jogo prosseguiu. Tengstedt deu para Di María que rematou em arco, mas que foi parado por uma grande defesa de Franco Israel.

Servido por Gyökeres na área, ao minuto 84, Paulinho remata de pé esquerdo, mas Trubin faz uma grande defesa que mantém o Benfica vivo na eliminatória. Aos 86′ oportunidade falhada por Tiago Gouveia, que remate com o pé direito do lado esquerdo da pequena área.

Termina o jogo na Luz com o Sporting a apurar-se para a final da Taça de Portugal. Um jogo empolgante com emoção até ao final. O Sporting empata com o Benfica, mas passa à final fruto da vantagem comseguida em Alvalade.

aNOTÍCIA.pt