Num ambiente verdadeiramente esfusiante, terminou este domingo as apresentações na Meo Arena, das Marchas Populares a concurso com as exibições das marchas da Santa Casa, dos Olivais, da Bica, de Carnide, da Mouraria, de São Vicente e da Madragoa.
Após os três dias de apresentações na Meo Arena, as 23 marchas voltarão a desfilar, desta vez na Avenida da Liberdade, na noite de 12 para 13 de junho. A ordem do desfile será a seguinte: Voz do Operário, Mercados, Santa Casa, Olivais, Alfama, Baixa, Santa Engrácia, Carnide, Castelo, Bela Flor/Campolide, Alcântara, Bica, Madragoa, São Vicente, Boavista, Bairro Alto, Graça, Alto do Pina, Belém, Marvila, Penha de França, Mouraria e Lumiar.
Alterações no regulamento do concurso das Marchas Populares
Em 2024 as regras do concurso e das penalizações das Marchas Populares de Lisboa têm novas regras. As atuais condições do concurso estavam em vigor desde 2018, e foram agora retificadas, tendo havido alterações nomeadamente no valor das penalizações e no sorteio. Assim o sorteio passa a incluir todas as marchas novas, as que ficaram nos três últimos lugares e ainda as marchas que não participaram na edição do presente ano. Recorde-se que, anteriormente, os últimos três lugares ficavam automaticamente de fora do concurso do ano seguinte.
Por outro lado, se existissem três marchas novas ou mais, o sorteio seria apenas entre elas. Contudo, as novas regras, preveem agora, que todas as marchas interessadas em participar, possam ser admitidas a sorteio. O mesmo documento prevê, de igual modo, a apuração automática de todas as marchas que se apuraram nos primeiros 17 lugares.
Penalizações mais baixas
Tanto as condições antigas como as atuais, estabelecem que “a exibição [na Altice Arena] tem a duração mínima de 15 minutos e máxima de 20”. As novas regras determinam que o não cumprimento deste período vale uma penalização de cinco pontos, quando anteriormente era de 10. Ainda no pavilhão, cada marcha, tinha dois minutos para se posicionar. Agora, estabelece-se que a contagem começa imediatamente após a entrada do primeiro elemento.
Todas as penalizações referentes à prestação passam, assim, a ser de cinco pontos, e os incumprimentos administrativos passam a ser penalizados em dois pontos, quando no passado era de quatro pontos. Uma penalização administrativa, por exemplo, diz respeito à não entrega a tempo dos documentos solicitados pela EGEAC.
Assim e como novo regulamento as Marchas Populares, vão descer a Avenida, na noite de dia 12 para 13 de junho, com todo colorido, alegria e garra. Tradicionalmente os habitantes dos bairros de Lisboa, acorrem à Avenida para com muito bairrismo, puxarem e aplaudirem a ‘sua’ marcha.
Certamente este ano, não vai ser diferente. Que ganhe a melhor!
Artigos relacionados
Marchas Populares 2024: 2º dia da apresentação das Marchas na Meo Arena