Na comemoração do Dia Mundial do Solo instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 20 de dezembro de 2013 (Resolução n.º 68/232), a Quinta do Sampayo, no Cartaxo, inicia um projeto de precisão pioneiro com a utilização de drones nas suas práticas agrícolas, tornando-as mais protetoras do ambiente.
Com a participação de alunos da Escola Agrária de Santarém e do curso de Agronomia da Universidade de Évora, esta primeira aplicação tecnológica permitirá atuar diretamente no solo contribuindo para a captação de dióxido de carbono.
Das múltiplas possíveis funcionalidades dos drones é a técnica de mulching que inaugura esta nova etapa da Quinta do Sampayo. Este processo consiste em cobrir o solo com uma camada protetora orgânica, oferecendo benefícios significativos, como a preservação da humidade, a melhoria da qualidade do solo e a captação de dióxido de carbono, contribuindo para mitigar as alterações climáticas e para um solo saudável.
Mas a utilização dos drones não se fica por aqui e graças à sua rapidez, precisão na medição de dados e baixo impacto ambiental, tornam as práticas agrícolas mais eficientes, permitindo:
- Redução da pegada ecológica, uma vez que é utilizado menor consumo d combustíveis fósseis e evitando a compactação do solo pelo pisoteio;
- Monitorização com precisão através de sensores e câmaras que captam dados detalhados sobre as parcelas e as suas necessidades, otimizando, assim, a gestão agrícola;
- Maximização da eficiência, aplicando diretamente os recursos, como nutrientes e rega, apenas onde são necessários, evitando perdas e aplicações desnecessárias
A presença de estudantes universitários, reforça a ligação entre a academia e a inovação na Quinta do Sampayo, mostrando a importância na preparação das futuras gerações de profissionais agrícolas para enfrentar os futuros desafios que incluem, entre outros, as alterações climáticas.
Com esta iniciativa, a Quinta do Sampayo assume-se como um exemplo no uso da tecnologia para preservar o ambiente e adotar práticas agrícolas que respeitam os recursos naturais. Este evento é uma oportunidade para explorar como as soluções tecnológicas podem transformar a agricultura num pilar de sustentabilidade ambiental e económica aplicado também nas suas vinhas.
No coração do Cartaxo, a menos de uma hora de Lisboa, a Quinta do Sampayo é um “éden” onde as novas tecnologias incluindo drones, vêm ajudar a reduzir o impacto ambiental.