A Mazda voltou a subir ao lugar mais alto do pódio no passado dia 3 no Aalto Theatre, em Essen, para receber o galardão “Red Dot: Best of the Best”, que foi atribuído ao Mazda MX-5 RF e ao design KODO – A Alma do Movimento. Foi a segunda vez que a quarta geração (“ND”) do MX-5 conquistou o prémio maior deste concurso anual que premeia a excelência em termos de design de produto. Lançada na Europa no início do presente ano, a versão RF (Retractable Fastback) do lendário roadster da Mazda repetiu o sucesso da versão soft-top, modelo que em 2015 alcançou esta mesma honra.
Aquando da receção do troféu, Kevin Rice, Diretor de Design da Mazda Europa, comentou: “É muito gratificante para todos nós na Mazda após o enorme esforço empregue na concepção do RF. A actual geração MX-5 foi um exercício de inovação, quer em termos de projeto, quer ao nível tecnológico, para que se mantivesse intacta a tradição Jinba Ittai – de “condutor-e-carro-como-um-todo” – de mais de um quarto de século. O RF dá um passo em frente neste domínio, aprofundando a experiência de posse com um estilo fastback, associado à flexibilidade de um tejadilho retráctil muito original. O resultado final traduz um conceito inegavelmente elegante da filosofia Jinba Ittai, num MX-5 para todas as estações e situações.”
Simbiose imaginativa de forma e função, o MX-5 RF conta com uma capota rígida retráctil, composta por três peças, fazendo-se a abertura elétrica e fecho em 13 segundos, numa sequência por si espetacular. Combina-se o aspeto prático sob todas as situações atmosféricas, com a viagem de cabelo ao vento, espírito que inspirou o original MX-5 “NA” de 1989. Com o mesmo visual conquistador, uma forte postura, projeções curtas e a agora subjacente tecnologia SKYACTIV, tal como no “ND” de capota de lona, o MX-5 RF proporciona todo prazer de condução que os proprietários do coupé de 2 lugares mais vendido do mundo têm aprendido a valorizar.
Composto por 39 especialistas de design, professores e jornalistas, o painel de jurados concedeu a honra de “Best of the Best” – reservada aos conceitos mais excecionais – a um grupo de 102 projetos, de um total de mais de 5.500 candidaturas submetidas à presente edição 2017 do reputado concurso de design de produto Red Dot.
Recorde-se que a Mazda já conquistou 6 prémios Red Dot, todos atribuídos a modelos assentes na filosofia de design KODO: o Mazda CX-3 e o Mazda2 alcançaram-no em 2015, em conjunto como MX-5 soft-top; em 2014 foi o Mazda3 a garantir um troféu; em 2013 foi o Mazda6 a conquistar os jurados. Os critérios para a candidatura a um prémio Red Dot incluem aspetos de inovação, funcionalidade, ergonomia, conteúdo simbólico e emocional, qualidade intrínseca e compatibilidade ecológica.
Escolhidos de entre 47 categorias, incluindo carros e motos, os produtos premiados vão estar expostos durante 5 semanas no Red Dot Design Museum Essen, tendo todos eles o direito de utilizar o símbolo “Red Dot”. Instituído em 1955 pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, o Red Dot é uma das maiores competições de design de produto do mundo.