Rock in Rio Lisboa 2016 transforma-se em “smart rock city”

0
15


O anotícia.pt esteve presente, sexta-feira, dia 13, na visita guiada à Cidade do Rock, numa apresentação com o objetivo de dar a conhecer as novidades daquele que é considerado “um marco no mercado do entretenimento no mundo”.

A 7ª edição do Rock in Rio (RiR) Lisboa começa no dia 19 de maio e conta com cinco palcos, uma área VIP, várias diversões  e mais de 15 espaços de restauração que, de acordo com Roberta Medina, vice-presidente executiva do RiR, “vai contar com cozinha de autor”, tornando a “gastronomia num entretenimento”.

No entanto, a maior novidade desta edição do festival que encerra os festejos de 30 anos de RiR é o conceito de “smart rock city”.

Numa parceria com a Vodafone, e de acordo com Ricardo Acto, diretor de operações do Rock in Rio  procura-se, através da tecnologia, uma melhor gestão, monitorização e controlo das várias ocorrências que poderão acontecer durante os 5 dias de festival, tentando que este se “torne mais sustentável económica, ambiental e socialmente”, o que se traduz “numa melhor capacidade de resposta às necessidades do público”.

Tudo será controlado a partir de um Centro de Controlo Operacional, onde estão presentes entidades como a Proteção Civil ou a PSP, a Câmara de Lisboa ou o INEM, os bombeiros ou o hospital Lusíadas e, como explicou João Mendes Dias, administrador da área empresarial da Vodafone, este controle será realizado “através de sensores espalhados pelo recinto” e que se dividem em cinco diferentes categorias: Smart Water, Smart Energy, Smart Toilet, Smart Waste e Smart Air.

Os festivaleiros vão ter monitores que, a todo o momento, indicam, no caso da Smart Toilet, “o tráfego e ocupação dos wc´s”, numa atualização feita em tempo real sendo um dos objetivos a redução das filas de espera nestes espaços e a análise de qualquer situação anómala, em concordância com o lema de “Security and Safety”, defendido por Ricardo Acto.

Outra das novidades encontra-se no espaço da Eletrónica: uma piscina de 50m2 que receberá “pool parties” das 18h às 21h, contudo acessível apenas a vencedores de passatempos.

A visita terminou nos camarins das bandas, um espaço também melhorado de forma a assegurar “maior conforto, segurança e privacidade” aos artistas, que, afirmou a responsável, “não fizeram qualquer tipo de exigências extravagantes”, incindindo os pedidos essencialmente em produtos orgânicos , como é o caso da artista Ariana Grande.

Ao longo do percurso, fomos brindados com algumas atuações de grupos que estarão presentes nos vários dias do RiR, como Ciro Cruz na EDP Rock Street ou a Jukebox Crew no palco Street Dance.

Na conferência de imprensa também esteve presente  José Sá Fernandes, vereador da Câmara de Lisboa (CML) com o pelouro da Estrutura Verde e Energia, que recordou que a CML “abriu os braços e meteu as mãos na massa neste festival desde 2003”, sendo surpreendente que “cada edição seja cada vez melhor que a anterior”.

O Rock in Rio Lisboa 2016 realiza-se nos dias 19, 20, 27, 28 e 29 de maio e os bilhetes têm um custo de 69€, dando acesso à Cidade do Rock, a todos os palcos e todas as diversões.