São João do Porto vai chegar este sábado à cidade por terra, água e ar

É já no próximo sábado, 21 de maio, que o São João chega à cidade, por terra, água e ar, num evento que se iniciará pelas 10 horas e se prolongará até final da tarde, numa organização conjunta da PortoLazer e do Museu do Carro Elétrico dos STCP, marcando a abertura oficial do Programa das Festas de São João do Porto 2016.

Com promessa de bom tempo, o dia será preenchido por diversas atividades no interior do Museu, na Baixa da cidade e na marginal portuense, incluindo no próprio rio Douro, com uma regata e um desfile com várias embarcações que pretendem assinalar a chegada do São João.

A marcar o ritmo das celebrações, o Porto Tram Fest vai proporcionar um conjunto de viagens de elétrico pela marginal da cidade, utilizando 12 veículos da coleção do Museu do Carro Elétrico.

Tanto os elétricos, como o próprio Museu, vão encher-se de música, peças teatrais, degustações e provas de vinhos, arte, visitas guiadas, comércio tradicional e muitas outras atividades pensadas de forma especial para esta grande festa, em formato de festival.

Todas as atividades no exterior do Museu são gratuitas. Para as viagens de elétrico e entrada no Museu, haverá um bilhete único, com um custo de 5€, disponível para venda nos carros elétricos e no próprio Museu.

O programa do Porto Tram Fest terminará em grande, com um desfile, desde o Infante até ao Museu, ao som dos Batucada Radical. O convite é para entrar a bordo ou simplesmente ficar a ver os elétricos passar à beira-rio.

Mas, como prometido, o São João vai chegar este sábado à cidade também por água, nomeadamente, com a realização de uma regata entre o Largo do Calém e a foz do rio Douro (Passeio Alegre), a partir das 14 horas e até às 16,30 horas. Participarão nesta regata 10 embarcações da Academia de Vela BBDouro, com velejadores portugueses e do norte de Espanha, vindos do Monte Real Clube de Yates de Bayona. 

Um pouco mais tarde, pelas 17,15 horas, haverá lugar a um desfile com as 10 embarcações da BBDouro e 20 barcos da Associação Portus Cale Regata. O desfile terá início no Cais das Pedras (Massarelos), seguindo depois em direção à Ribeira do Porto, para terminar no ponto de partida.

A fechar o programa, e com os elétricos e barcos já concentrados em frente ao Museu do Carro Elétrico, tempo ainda para a performance “Girl with a Flying Baloon”, na fachada do edifício dos STCP, entre as 18,40 e as 19 horas, e para o lançamento do primeiro balão de São João, ditando assim que está oficialmente aberta a festa maior da cidade.