Encontro internacional sobre smart cities começa hoje

Lisboa faz zoom aos sistemas de gestão inteligente das cidades do futuro.

A melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da implementação de soluções sustentáveis e mais inteligentes de gestão urbana, é o objetivo do salto que Lisboa está a preparar em direção ao futuro, colocando os mais recentes desenvolvimentos na área das tecnologias ao serviço das populações. Muitas destas soluções, em áreas como a eficiência energética, a resiliência, as redes de transporte, estão no centro do primeiro Congresso Internacional Zoom Smart Cities, que se realiza hoje e quinta-feira, dias 18 e 19 de Maio, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, em Campolide.

O encontro, organizado pela revista Zoom Smart Cities com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, abre com a apresentação do Sharing Cities, programa piloto comunitário no valor de 25 milhões de euros, que vai juntar a capital portuguesa a Londres e Milão na liderança desta área da gestão inteligente, em termos europeus. O programa permitirá desenvolver e analisar vários sistemas na área da eficiência energética, mobilidade, comunicação e participação dos cidadãos. Para além dos impactos diretos nas cidades nucleares, a sua implementação vai ser refletida por outras que acompanham todo o processo, tendo ainda dez municípios seguidores em Portugal. Vários dos responsáveis pelo programa, das três cidades nucleares, estarão a debater as diversas vertentes da sua implementação, a partir das 15h30.

Zoom Smart Cities reunirá nos dois dias do encontro em Lisboa especialistas mundiais nas matérias da globalização, migrações e ambiente, fundamentais para as opções a tomar numa cidade inteligente. Responsáveis da Eurocities e da Comunidade Europeia, académicos e decisores políticos juntam-se assim para enunciar as melhores práticas mundiais. Ao longo das jornadas analisam-se casos de estudo (positivos ou negativos), bem como as formas que podem unir a sociedade civil e as entidades públicas na inclusão de soluções inteligentes no quotidiano das cidades, melhorando-as e tornando-as sustentáveis.