Águeda vai andar de orelhas no ar em setembro

O Espaço d´Orfeu recebe, de 21 a 25 de setembro, a 15ª edição do Festival “O Gesto Orelhudo” que traz a Águeda companhias e artistas de Portugal, Espanha, Reino Unido, e Austrália.

O cartaz deste ano conta com 14 espetáculos e inicia-se com “Pozzo – O Porco que Dança”, uma recente coprodução entre a d’Orfeu AC e a jovem companhia Cão à Chuva, coletivo que já espantou Águeda com a irreverência e talento de “Lullaby”.

Samuel Úria sobe ao palco no dia 22 com o seu novo trabalho “Carga de ombro” e a noite de sexta-feira, dia 23, vai ter a estreia absoluta em Portugal dos “Bowjangles”, hilariante quarteto de cordas do Reino Unido.

Sábado vai ser dia de Arraial com os Retimbrar e, para encerrar a noite haverá a bicicleta-bateria Puncture Kit, que nos chega da Austrália. Nos dias anteriores, será possível assistir a Omiri, o baile eletrónico do multi-instrumentista Vasco Ribeiro Casais (21 setembro), à festa multicultural de Claiana (22 setembro) e ao espetáculo 100% improvisado, e portanto irrepetível, Improfado, pel’Os Improváveis (23 setembro).

As tardes do Festival que funde música, teatro e humor vão ser preenchidas com espetáculos sob o mote das duas rodas, em associação com o evento Águeda +B, projeto que quer afirmar Águeda como capital da bicicleta.

Assim, a companhia Guixot de 8, de Barcelona, instala o seu “Garabato de Bicicleta” na baixa (sáb/dom), o Museu do Brincar traz-nos Kamishibai (sáb/dom), Triciclo Vivo apresentam-se com um Bike Sound System (sáb), Puncture Kit, da Austrália, vem com a sua bicicleta-bateria (sáb/dom). No domingo, Retimbrar & opÁ! fazem uma arruada de percussão até à Venda Nova.

Às 18h30, na grande tenda do Espaço d’Orfeu terá lugar o encerramento de ambos os eventos, com o espetáculo “Mobil”, pela companhia espanhola de circo-teatro La Güasa.

O bilhete diário tem o valor de 9 euros, o passe para duas noites custa 15 euros e o passe Orelhudo, para todo o festival, tem o preço de 20 euros. Os portadores de Cartão d’Orfeu e os menores de 12 anos têm um desconto de 50% sobre o preço do bilhete.

Para mais informações sobre o Festival “O Gesto Orelhudo” e a sua programação, pode consultar a página do Espaço d´Orfeu.