Vinhos da Costa Alentejana envelhecidos no fundo do Mar, em Sines.


Foram hoje colocadas nas águas do Porto de Recreio de Sines cerca de 700 garrafas de vinho dos produtores da APVCA – Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana.

Esta iniciativa teve por base o protocolo celebrado no dia 27 de julho entre a Câmara Municipal de Sines e a APVCA, tendo como finalidade ‘preparar’ o vinho para ofertar aos participantes da Regata dos Grandes Veleiros (RDV Tall Ships Race) que passará por Sines entre 28 de abril e 1 de maio de 2017.

Durante o período em que ficarão no mar, cerca de seis meses, as garrafas ficarão a diferentes níveis de profundidade no Porto de Recreio, sendo recolhidas amostras para avaliar o estado do vinho a cada fase da maturação.

De destacar a participação do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que construiu os “cestos” para a colocação do vinho no mar.

O protocolo celebrado tem como objetivo, que esta não seja uma iniciativa isolada mas sim que passe a constituir um evento anual, destinado à promoção dos vinhos da Costa Alentejana, associada à promoção de Sines como um destino turístico que acrescenta aos seus variados produtos turísticos mais este produto, celebrando a qualidade dos vinhos da Costa Alentejana com uma experiência de maturação no fundo do mar.

Esta  iniciativa que teve o apoio do Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Administração dos Portos de Sines e do Algarve e da Ecoalga, no final, proporcionou aos participantes a degustação dos vinhos da mesma produção dos que foram colocados no mar.