Frédéric Sausset – o piloto quadri-amputado, esteve no Autódromo do Estoril a competir no V de V


Chama-se Frédéric Sausset, é francês, tem 47 anos, e há quatro anos foram-lhe amputadas as duas pernas e os dois antebraços devido a uma infeção bacteriana.

Após o embate com a sua nova realidade, Frédéric negou remeter-se a uma ‘auto-reclusão’ demonstrando que as limitações físicas não devem limitar a vida. Segundo afirmou “Precisava de um objetivo na minha vida, e sou apaixonado por protótipos” por isso ousou sonhar em participar, e chegar ao fim, numa prova mítica de resistência, as 24 Horas de Le Mans.

A aprendizagem e adaptação afigurava-se longa. Vincent Beaumesnil, diretor desportivo do Automóvel Clube do Oeste (ACO), foi o intermediário para a participação nas 24 Horas de Le Mans. A Audi apoiou e forneceu-lhe um motor S3 turbo para as provas do VdV, assumindo a preparação de uma versão do motor do DTM para Le Mans.

Foi desenvolvido um sistema de pilotagem em que o volante é movido por meio de próteses instaladas nos braços, enquanto que o acelerador e os travões são comandados por controles instalados, sob suas coxas, diretamente ligados aos pedais. Assim, em 2015, começou a correr em carros adaptados, no campeonato de endurance V de V. Nesse mesmo ano, desloca-se ao Circuit de la Sarthe – Le Mans – onde assiste às 24 Horas.

Continuando a sua aprendizagem e adaptação no V de V, é confirmada a sua participação em Le Mans na categoria ‘Garagem 56’, destinada a protótipos e que reserva anualmente uma vaga no grid de Le Mans para projetos experimentais.

2016 é a concretização do sonho. Participa em Le Mans e chega ao fim, embora em último lugar.

Nos primeiros testes, Frédéric, realizou o pior tempo dos protótipos em competição, contudo garantiu “Foi bom. Estava mais preocupado em não causar problemas a outros, até porque o diferencial de velocidade com o nosso carro é muito grande”. “É óbvio que estava muito tenso, já que é um marco importante para o nosso projeto, e eu sabia que as pessoas estavam à espera de ver como me ia comportar na pista.”

Frédéric Sausset, esse exemplo de superação e amor ao desporto, esteve em Portugal, no fim de semana de 21 de outubro, a participar nas 4 Horas do Estoril em mais uma prova do V de V.