Penamacor – Vila Madeiro


A tradição manteve-se em Penamacor. Os jovens e a população voltaram a recolher e transportar o madeiro gigante para o centro da Vila. São muitas toneladas de sobreiros que irão ser ateadas na noite do próximo dia 23.

O Madeiro é uma grande fogueira que se acende no adro da igreja Matriz no Natal e é constituído por sobreiros secos ou afetados por doença, doados por particulares ou pelo Município, que são cortados, ou arrancados, na tarde e noite do dia 7 de Dezembro. Nessa noite, acontece o primeiro grande momento da saga do Madeiro, com os jovens em idade de cumprir o serviço militar a reunirem-se com os amigos e população no arraial montado em redor de uma generosa fogueira.

No dia 8 de Dezembro, o Madeiro, em desfile, é transportado para o Adro da Igreja Matriz, ficando empilhado, até à noite de 23 de Dezembro onde será ateado para “aquecer o Menino Jesus”.

Este ano, algumas das novidades da programação de Penamacor Vila Madeiro são o primeiro passeio de Natal na floresta e uma ação de sensibilização sobre o sobreiro.

A organização é da Câmara Municipal de Penamacor e este ano tem como tema “Natal na Floresta”.

O programa completo poderá ser consultado  aqui.