Açores doam cerca de 800 plantas à Parques de Sintra

Os Açores doaram perto de 800 plantas, de várias dimensões à Parques de Sintra. As plantas estiveram em exposição no stand do Turismo dos Açores na BTL , e no final da feira foram entregues aos responsáveis pela requalificação dos jardins do palácio.

A doação de algumas espécies autóctones do arquipélago dos Açores à Parques de Sintra, para plantação no Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz, bem como no Parque da Pena e no Parque de Monserrate, são uma forma de contribuir para a reabilitação e enriquecimento botânico de uma zona culturalmente riquíssima e uma referência a nível nacional e internacional.

Ao nível das espécies que estiveram expostas podemos realçar três dragoeiros com cerca de 4 m de altura. Também algumas dezenas de louros, pau-branco e ginjeiras com cerca de 3 m, mas a grande maioria tem porte abaixo dos 60cm e muitas são herbáceas ou gramíneas, como o caso do patalugo e o bracel-da-rocha respetivamente.

Manuel Baptista, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, destacou que “para nós é uma oportunidade de acolher espécies de uma das mais ricas regiões em património natural. Os Açores são ilhas de natureza por excelência e estas plantas acabam por ser uma extensão do arquipélago em Sintra.” 

 

Espécies botânicas doadas:

Endémicas:

Ilex perado – azevinho

Juniperus brevifolia – cedro-do-mato

Viburnum treleasei – folhado

Prunus azorica – ginjeira brava

Laurus azorica – louro-da-terra

Erica azorica – urze

Picconia azorica – pau-branco

Leontodon filii  – patalugo-maior

Festuca petraea – bracel-da-rocha

 

Autóctones Macaronésia:

Morella faya – faia-da-terra

Myrsine africana ou retusa – tamujo

Dracaena draco – dragoeiro