Football talks 2017 – Presidente da FIFA fechou a segunda edição


O presidente da FIFA, Gianni Infantino, encerrou hoje (24) o ciclo de conferências ‘Football Talks’ no Centro de Congressos do Estoril, não tendo poupado elogios à organização portuguesa do evento.

“Se tivermos transparência financeira, resolve-se 95% dos problemas da FIFA”, não há que “ter medo de explicar tudo e mostrar números” afirmações de Infantino que insistiu na necessidade de se tratar primeiro da transparência e das boas práticas para se poder começar a falar de futebol.

Mas se a transparência é uma prioridade do Presidente da FIFA, o alargamento do Mundial a 48 equipas é igualmente fundamental. “Há custos iniciais, sim, mas temos receitas adicionais, o que significa que nos podemos concentrar no futebol. E o importante é saber o que fazer com esse dinheiro gerado e nós dizemos já que estamos a investir”. “Estamos a fazer pelo futebol para aumentar para 48 equipas. Não há melhor investimento”, disse, recordando o impacto da qualificação “num país e em mais países que tem o sonho de se qualificar”.

Em relação a Portugal e depois de a candidatura ibérica para o próximo Mundial ter sido perdida para a Rússia, Infantino diz que  “É muito difícil Portugal organizar um Mundial sozinho, mas abrimos a porta a organizações conjuntas. Queremos um Mundial sustentado em que os estádios possam ser utilizados posteriormente.”

À margem do evento, Gianni Infantino questionado sobre o trabalho feito por Fernando Gomes – Presidente da Federação Portuguesa de Futebol – afirmou “Fernando Gomes é grande dirigente, um grande presidente, e tem feito um trabalho fantástico. A ultima vez que estive cá, em Portugal, foi sensivelmente há um ano, mesmo antes do Euro2016, para a inauguração da Cidade de Futebol, e, na altura, disse-lhe que Portugal tinha finalmente tudo, e que não havia desculpa para não ganhar títulos, e um mês depois ganham o Euro. Por isso, tenho de ter muito cuidado (risos) com o que ele (Fernando Gomes) pode ou não fazer.”

“É muito respeitado em Portugal e em toda a Europa, é um membro da UEFA há muitos anos e teve imensos votos a favor e isso mostra o respeito que temos pelo Fernando Gomes, por isso, desde que ele continue na família do futebol, sabemos que vai fazer um trabalho positivo em prol deste desporto.

Football Talks, é o fórum de futebol organizado pela Federação Portuguesa de Futebol que decorreu no Centro de Congressos do Estoril e que trouxe a Portugal diversos stakeholders do futebol mundial.