JOSÉ AVILLEZ É O CHEFE DO MÊS DE ABRIL NO IKARUS DE SALZBURGO


Portugal está em destaque durante o mês de abril no restaurante gastronómico IKARUS, situado no Hangar-7 da Red Bull, em pleno aeroporto de Salzburgo. Eckart Witzigmann, discípulo de Paul Bocuse e o primeiro austríaco a conquistar três estrelas Michelin, desafiou José Avillez para fazer a carta do mês – juntando assim o seu nome aos mais de 130 chefes de topo que têm contribuído nos últimos 10 anos para o caráter internacional do espaço.

Durante o mês de abril há uma lufada de portugalidade na Áustria, graças à presença de José Avillez no restaurante gastronómico IKARUS. A carta assinada pelo Chefe do Belcanto é o resultado do convite de Eckart Witzigmann, uma lenda viva da cozinha contemporânea que começou por ser um assumido discípulo do francês Paul Bocuse – considerado o “Papa” da gastronomia – para mais tarde ser o primeiro a conquistar três estrelas Michelin em solo alemão, no restaurante Tantris (Munique).

Witzigmann, eleito “Chefe do Século” pela Gault Millau em 1994, foi o criador do conceito único do IKARUS: em plena sintonia com o mundo das viagens que a paisagem de um aeroporto sugere, o austríaco inaugurou há dez anos um sistema revolucionário. A carta assumiu desde então um carácter itinerante e temático sempre associado a um país ou uma região em particular, sendo a sua conceção da autoria de um cozinheiro internacional de renome. Durante a última década já passaram por Salzburgo mais de 130 Chefes de excelência no âmbito desta programação.

Portugal começou por marcar presença neste conceito em Março de 2003, com Dieter Koschina (Vila Joya). Seguiu-se Joachim Koerper, do lisboeta Eleven, em julho de 2009. Já Nuno Mendes, do Viajante (Londres), assegurou a presença portuguesa em janeiro de 2012. Finalmente, em dezembro de 2014, Hans Neuner, do algarvio Ocean, trouxe até ao IKARUS uma cozinha de autor que o próprio definiu como “portuguesa”.

Apesar dos riscos de um conceito tão aberto e variado, Witzigmann – que celebrou em julho passado 75 anos – viu a sua aposta ganha: o IKARUS está cotado com duas estrelas no prestigiado guia vermelho da Michelin.

Para esta experiência no IKARUS, José Avillez manteve-se fiel à sua linha; “Portugal tem uma identidade muito própria e é importante respeitá-la e mantê-la. Quando recebi este convite decidi logo aceitar, por considerar que é uma boa oportunidade para promover internacionalmente o meu trabalho e a cozinha portuguesa”. Foi assim que levou até à Áustria alguns dos pratos mais emblemáticos da carta do Belcanto, como o “Mergulho no Mar” (Robalo com algas e bivalves) ou a “Horta da Galinha dos Ovos de Ouro” (ovo, pão crocante e cogumelos).

 

HANGAR-7: UM ESPAÇO DE EXCEÇÃO

Com portas abertas desde 2003, o Hangar-7 da Red Bull é um espaço de exceção em pleno aeroporto de Salzburgo, na Áustria. Partindo do conceito clássico de um armazém de aviões, o projeto assinado pelo arquiteto Volkmar Burgstaller tinha como objetivo ir muito mais além – misturando arte, cultura e gastronomia num ambiente sofisticado e vanguardista.

O resultado está à vista, com uma impressionante estrutura em forma de asa de avião, com 380 toneladas de vidro, suportadas por 1200 toneladas de aço.

Com entrada livre, o Hangar-7 alberga a impressionante coleção de aviões da Red Bull e é também a sede da esquadrilha acrobática “Flying Bulls”. Entre as inúmeras glórias da aviação, destaca-se um enorme DC-6B, com os seus 36 metros de envergadura de asas, o famoso bombardeiro B-25J dos anos 40 do século passado ou ainda o lendário P-38.

Paralelamente à aviação, o interior do Hangar-7 é também uma dinâmica galeria de arte contemporânea.