Produtores de leite enviam mais 2 camiões de feno para ajudar agricultores afetados pelos incêndios

A APROLEP-Associação dos Produtores de Leite de Portugal está a organizar o envio de mais dois camiões de rolos de feno para alimentar os animais das regiões afetadas por incêndios. O feno é oferecido por produtores de leite e encaminhado pela associação, consoante as ofertas que os agricultares fazem e as necessidades de que há conhecimento.

Um primeiro camião seguirá para a Pampilhosa da Serra, respondendo a um pedido da autarquia feito na semana passada para ajudar na alimentação de 150 pequenos ruminantes. O segundo camião seguirá para Vouzela, Viseu, para ajudar um produtor de leite e seus vizinhos que perderam todo o feno que tinham armazenado para os animais, além de algumas máquinas e construções.

Em comunicado de imprensa a APROLEP lamenta o facto de a ajuda disponibilizada ser simbólica face à dimensão da tragédia que assolou o País. Contudo, enquanto associação de produtores de leite não possui capacidade para atender a todos os pedidos ou encaminhar todas as ofertas que poderiam ser feitas se o pedido chegasse a todos os produtores. Nesse sentido, faz o apelo a todas as organizações agrícolas, nomeadamente cooperativas, associações e confederações com capacidade logística, para organizarem a recolha de informação sobre as necessidades dos afetados e organizarem a recolha dos alimentos oferecidos por agricultores que estejam disponíveis para ajudar.

A nota de imprensa termina reafirmando a convicção de que esta deve ser uma ajuda solidaria de emergência, devendo o Governo disponibilizar em tempo útil o apoio de médio e longo prazo aos criadores afetados para recuperar a agropecuária local, de forma a manter o território rural vivo e livre de futuros incêndios.