Torres Vedras elege o melhor pastel de feijão e os melhores vinhos

"Benjamim Pé de Feijão" foi a sobremesa eleita, tendo a marca Carmitas sido a vencedora do Pastel de Feijão de Torres vedras 2017. Nos vinhos, a Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa com “Alma Vitis 2016”, branco e a Adega Cooperativa da Carvoeira com “Velhos Tempos, Reserva 2015”, tinto, foram as premiadas.

Torres Vedras elege o melhor pastel de feijão e os melhores vinhos

Integrado na edição 2017 das Festas da Cidade, decorreu no passado sábado, 4 de novembro, no Ô Hotel Golf Mar, a cerimónia de entrega de prémios dos concursos realizados no âmbito do Festival do Pastel de Feijão e do Festival do Vinho de Torres Vedras.

A prova “a minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras”, teve lugar no dia 1 de novembro, sendo sete os participantes. A sobremesa “Benjamim Pé de Feijão foi a eleita por um júri composto pelos Chefs Jorge Ferreira, Patrick Mignot e Rui Fernandes.

Carmitas foi a marca vencedora da prova cega dos pastéis de feijão, que contou com 13 participantes, tendo-se realizado no dia 24 de outubro, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Região Oeste (ACIRO). A orientação técnica esteve a cargo da Eng.ª Ana Soeiro da Associação Qualifica/OrigIN Portugal tendo o júri sido composto por 8 elementos.

As provas cegas dos vinhos, brancos e tintos, ocorreram no passado dia 26 de outubro, sob a orientação técnica do Eng. Pedro Clímaco do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e contou com um painel de oito provadores.

A concurso estiveram cinco vinhos brancos e nove tintos. Nos vinhos brancos a escolha recaiu sobre “Alma Vitis 2016. Vinho DOP Torres Vedras”, da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, tendo sido “Velhos Tempos. Reserva 2015. Vinho Regional de Lisboa”, da Adega Cooperativa da Carvoeira, o vinho tinto eleito.

Com o propósito de incentivar a inovação, bem como promover os produtos locais de qualidade comprovada, a Câmara Municipal de Torres Vedras decidiu integrar os pastéis de feijão da marca Carmitas, assim como os vinhos branco e tinto vencedores na lista de ofertas institucionais da autarquia.

A encerrar a sessão, Carlos Bernardes, presidente da Câmara, salientou o facto de a edilidade estar a trabalhar no sentido de classificar o pastel de feijão como um produto regional (produto IGP – Indicação Geográfica Protegida), dada a sua importância na economia local e por ser um produto ‘embaixador’ de Torres Vedras.

Em relação aos vinhos, Carlos Bernardes enalteceu o trabalho desenvolvido pelos 22 produtores de vinho do concelho, referindo a importância da vinha e do vinho na economia local. Salientando a necessidade de diversificação do produto e da conquista de novos mercados, apelou ao contributo de todos para que Torres Vedras venha a ser declarada a Cidade Europeia do Vinho em 2018.