Mabecos de regresso à Gorongosa

Na passada segunda-feira (16) o Parque Nacional da Gorongosa recebeu uma alcateia de quinze mabecos (cães selvagens) um dos carnívoros em maior risco de extinção em África.

® DR / Endangered Wildlife Trust

Os recém-chegados mabecos são oriundos de diversos parques da África do Sul e visam a reintrodução da espécie que se havia perdido na Gorongosa em consequência da guerra civil de 1977-1992.

A alcateia ficará instalada numa “boma” (local de acolhimento construído propositadamente para eles) onde deverão permanecer entre seis a oito semanas a fim de permitir que os machos e as fêmeas se acostumem entre si e se habituem à área, sendo libertados quando estiverem em condições de usar o parque como a sua casa. Durante o período de permanência na “boma” irão ser vacinados e equipados com coleiras de geolocalização e coleiras com sinal de rádio para permitir um seguimento rigoroso.

De acordo com União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, apenas existem 6.600 animais em África, pelo que é considerado um animal em vias de extinção.

Este cão selvagem é um predador de médio porte, de orelhas grandes e arredondadas. Tem umapelagem, muito característica, com manchas de castanho, preto, branco e alaranjado tendo na sua cauda num tufo branco. As pernas são longas e finas terminando em patas fortes com quatro dedos.

O Parque Nacional da Gorongosatem vindo a ser recuperado pelo Governo de Moçambique e pela Fundação Carr, sendo a reintrodução dos mabecos resultante duma parceria com a organização de proteção da natureza Endangered Wildlife Trust (EWT)que irá também trabalhar com o Parque no sentido de ser treinada uma nova geração de veterinários e ecologistas Moçambicanos na recuperação e gestão da espécie.

A ambição agora é até ao final do ano a Gorongosa conseguir trazer leopardos para a reserva.