O dia do linho envolveu as crianças da freguesia nas origens da Linhaceira

Realizou-se na manhã de quarta-feira, dia 18, na Linhaceira, a plantação simbólica de linho, iniciativa integrada nas comemorações do Centenário das Escolas naquela aldeia. Com a presença do vice-presidente da Câmara de Tomar, do presidente da Junta de Freguesia de Asseiceira, e de representantes da Associação de Pais e da Associação Cultural e Recreativa locais (entidades co-organizadoras do Centenário), bem como do Agrupamento de Escolas Templários, todas as crianças da EB1 plantaram um pé de linho nas floreiras que agora vão ficar na escola, além de receberem cada uma delas um vaso também com um pé de linho para levarem para casa. Outro tanto aconteceu depois no Jardim de Infância.

® DR

Aos alunos foi contada, pelo coordenador da iniciativa, Nuno Garcia Lopes, a história da criação dos diversos edifícios escolares da aldeia, o primeiro dos quais foi inaugurado em 1918, bem como das origens da Linhaceira, topónimo cuja referência mais antiga que se conhece é de um documento de 1530. As menções à situação geográfica e o cotejo com outros documentos, trabalho que tem vindo a ser feito no âmbito da investigação que ganhou maior força com o Centenário, apontam hoje como muito provável que o nome da aldeia tenha por base o cultivo de linho, razão pela qual se optou por esta celebração simbólica.

Isso mesmo foi explicado às crianças, envolvendo-as ativamente nessa relação com as origens, ao mesmo tempo que se pretendeu promover o contacto com a natureza e a responsabilidade no cuidado das plantas. Na primeira manhã verdadeiramente primaveril do ano, todos tiveram oportunidade de mexer com as mãos na terra, à sombra das árvores tutelares do recreio.

O Centenário das Escolas na Linhaceira tem vindo a comemorar-se desde 2013, com a edição de dois livros sobre a História da aldeia e da freguesia e dois mil artigos sobre o mesmo assunto numa cadência diária no blogue https://bibliotecalinhaceira.blogspot.pt . Este ano acontece o ponto alto das celebrações, que já incluiu actividades de música e fotografia e vai contar também com um Prémio Literário sobre o tema “A Escola”, entre diversas outras iniciativas.