“Há Beira na Revolta” – entrada livre

No âmbito da iniciativa “Itinerâncias Culturais”, irá realizar-se, no dia 23 de junho, sábado, às 21.30h, no Salão Polivalente da Junta de Freguesia da Pêro Viseu, e no dia 24 de junho, domingo, às 17.30h, no auditório do Lar de Valverde, a exibição da peça de teatro “Há Beira na Revolta”, da ESTE – Estação Teatral.

“Há Beira na Revolta”
® DR

 

“Há Beira na Revolta” é um espetáculo que “reúne quatro histórias de força, coragem, resistência e resiliência beirã entre o século XIX e XX. «A Tomada do Carvalhal», que conta a luta do povo do Souto da Casa para evitar que a família Garrett se apropriasse dos seus terrenos; «A história do Zé Manteigas», que nos revela a vida dura dos mineiros da Panasqueira; «A Rua dos Alves», onde dois criminosos aterrorizavam a vila do Fundão e «As Cebolas de Napoleão», um pequeno apontamento que evoca as Invasões Francesas entrando pela Beira Interior”.

Quatro episódios sobre “um povo desgastado com as adversidades impostas por aqueles que constantemente abusam do poder, da violência ou do suborno. A história da humanidade é, desde do seu limiar, uma sucessão de ciclos que se repetem incessantemente. A forma como estes períodos se desenrolam é diversa, mas as motivações humanas mantêm-se as mesmas, independentemente da época e do lugar. Desta maneira, é possível compreendermos melhor a história universal através de quatro pequenas estórias da Cova da Beira”.

A Direção Artística é de Nuno Pino Custódio, num espetáculo que conta com a participação de Roberto Querido e Gonçalo Poiares.