REGATA DE PORTUGAL TEM HOJE INICIO EM LISBOA

Tem início hoje (3) a 1ª Regata de Portugal, evento que pretende celebrar Portugal e o mar português.

REGATA DE PORTUGAL
REGATA DE PORTUGAL TEM HOJE INICIO EM LISBOA - ©Aldrabiscas

Este festival propõe-se trazer para Lisboa um dos maiores e mais importantes circuitos de vela do Mundo, mas também dar conhecer a gastronomia, a arte, a música e a sustentabilidade do nosso país.

A Regata de Portugal em vela é uma das quatro provas do World Match Racing Tour, que vai decorrer pela primeira vez, em Lisboa, com a participação de duas equipas portuguesas cujo embaixador é Bernardo Freitas.

Oito catamarãs vão discutir no Rio Tejo, junto ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa, a etapa que antecede a final do Match Racing World Championship, em Shenzhen, na China, entre os dias 08 e 12 de novembro.

A primeira edição da Regata Portugal, traz a Lisboa alguns dos melhores velejadores do mundo, como é o caso do britânico Ian Williams, seis vezes campeão do mundo, e do australiano Torvar Mirsky, vencedor do World Match Racing Tour em 2017.

A representar Portugal nesta competição, vão estar duas equipas que como admite Bernardo Freitas, o skipper’ da Adamastor Racing,”têm muito pouca experiência nesta classe, num barco que ainda não existe em território nacional”, prosseguindo “Juntámo-nos há três dias e temos estado a trabalhar a coordenação entre a tripulação, porque ainda estamos a adaptar-nos a uma classe nova. Temos que ter noção da nossa posição neste tipo de regata, há pouca experiência a nível de Match Racing mundial em Portugal e muito menos neste tipo de barcos”, concluiu.

Ao lado de Bernardo Freitas, que há dois anos disputou o Match Racing Tour integrado numa formação estrangeira, vão estar Frederico Melo, Gil Conde e João Matos Rosa, numa tripulação que tem como estratégia “fazer regata após regata, tentar evoluir, dar o máximo de luta e tentar tirar partido dos erros dos adversários”.

O objetivo final de Bernardo Freitas e da restante tripulação passa por “colocar uma equipa portuguesa a fazer o circuito inteiro no próximo ano”.

“Vão ser aspetos determinantes nesta regata. A expetativa é passar a primeira fase. Já seria bastante bom entrar no Match Racing, reservado aos oito primeiros. Todas as outras equipas treinam todos os dias e fazem vida disto, enquanto nós é a primeira vez que estamos a fazer esta regata juntos. Mas temos bons velejadores”, declarou António Fontes, que conjuntamente com o ‘skipper’ Hugo Rocha, Mariana Lobato, Jorge Lima e Hélder Basílio, completam a tripulação do Team Portugal.

A organização do evento está a cargo de Francisco Mello e Castro que salientou a importância deste projeto construído com marcas portuguesas, em que “o Mar é o eixo central” daí ser interessante “massificar e tornar cool a vela”.

A Regata é “um grande festival de Portugal e do Mar”, realçou o organizador, “sabemos que a vela ainda não está no patamar do Surf, mas com este tipo de eventos iremos lá chegar” concluiu.

Com entrada livre, este evento conta com quatro embaixadores, que representam cada um dos eixos da Regata de Portugal: gastronomia, música, arte e vela.

Na gastronomia, o Chef Vítor Sobral será o curador de dois espaços diferentes, mas com o -peixe- como denominador comum. São eles a “Aldeia dos Pescadores” onde podemos encontrar dez quiosques em que o peixe, marisco e produtos do mar serão os elementos principais, e o “Cais Tejo” restaurante do próprio Chef Vítor Sobral onde durante os dias do evento, o peixe fresco e a grelha serão as estrelas do menu.

Na área da música, a Regata de Portugal recebe, graças ao embaixador Deejay Kamala,  DJs de renome nacional. Haverá sunset parties que encerram os dias de regatas e dão o mote para o dia seguinte.

O alinhamento será o seguinte: DJ André Henriques, dia 3; DJ Moullinex, dia 4; DJ Kamala, dia 5; DJ Overule, dia 6, e Beatbombers, dia 7.

Gonçalo Mar foi o convidado para curador do espaço artístico e a escolha não podia ter sido mais adequada, já que “MAR” é o nome que este artista escolheu para assinar as suas obras. Desde a infância que era com giz que gostava de desenhar no alcatrão. Hoje é um artista de graffitti conhecido pelos seus bonecos singulares.

Desafiados por Gonçalo Mar, outros graffiters nacionais associaram-se às 8 marcas que competem na prova de vela – Gelpeixe, Delta cafés, Guloso, Lusitania Seguros, Nacional, Olá, Santogal e Vitacress – para em conjunto criarem uma exposição em que o mar é o argumento principal.

Esta exposição que já se pode ver pelas ruas de Lisboa e que estará disponível até ao próximo dia 28 de Setembro, tem expostas obras de RAM, Frederico Draw, NOMEN, MESK, Tamara Alves, The Caver e Third, artistas que se juntaram a Gonçalo Mar.

Em “Um Mar de Adrenalina” com já referimos o embaixador é Bernardo Freitas,velejador português que competiu nos Olímpicos de verão de 2012 e na última edição da Volvo Ocean Race.

A prova divide-se em duas partes, sendo os primeiros dois dias de qualificação de frota (todos os barcos ao mesmo tempo). Na sexta-feira, será o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que a partir do Navio Escola Sagres, dará o tiro de partida, dando assim início à fase de eliminatórias, Match Racing, que culminará com uma final e uma ‘petit’ (pequena) final no domingo.

 

CONHEÇA AS EQUIPAS EM COMPETIÇÃO

TEAM PORTUGAL(Portugal): Hugo Rocha (Skipper). Mariana Lobato, António Fontes, Jorge Lima e Helder Basílio

ADAMASTOR RACING(Portugal): Bernardo Freitas (Skipper). Frederico Melo, Gil Conde e João Matos Rosa

MIRSKY RACING TEAM(Austrália): Torvar Mirsky (Skipper). Cameron Seagreen, Damian Garbowski e Carlos Robles

GAC PINDAR(Inglaterra): Ian Williams (Skipper). Richard Sydenham, Will Ryan e Mark Bulkeley

SPINDRIFT RACING(França): Yann Guichard (Skipper). François Morvan, Christophe Espagnon e Manhieu Salomon

DOWN UNDER RACING(Austrália): Harry Price (Skipper). Murray Jones, Manhew Stenta e George Anyon

ESSIQ RACING TEAM(Suécia): Nicklas Dackhammar (Skipper). Jakob Wilson, Fredrik Aurell e Pontus Dackhammar

HOLMBERG RACING TEAM(Suécia): Mans Holmberg (Skipper). Holger Tidemand, San Gilmour e Axel Munkby

FLUX TEAM(Suécia): Johnie Berntsson (Skipper). Jakob Gustafsson e Julius Hallström

ANNA SAILING(Suécia): Anna Östling (Skipper). Annika Carlunger, Malin Holmberg, Viktor Langström e Wilhelm Eriksson

SAILING TEAM NL(Holanda): PJ Postma (Skipper). Olie Gerber, Mark Spearman e Rory Hunter

E11EVEN RACING(E.U.A): Markus Edegran (Skipper). Gustav Penerson, Marcus Hoglander e Henrik Eriksson