“Arcos à Mesa” serve Pica no Chão

No próximo fim de semana, dias 20 e 21 de outubro, Arcos de Valdevez volta a receber mais uma edição da iniciativa “Arcos à Mesa”, desta vez, retornando às mesas dos restaurantes arcuenses o tradicional “Arroz de Pica no Chão”, acompanhado dos excelentes vinhos verdes da região.

Arcos de Valdevez
“Arcos à Mesa” serve Pica no Chão - ®DR

 

Também conhecido por “Arroz de cabidela”, este é um prato sobejamente conhecido pelas gentes do Minho e que faz parte de um vasto e rico património gastronómico concelhio. Para a sua confeção são usados os produtos locais de criação caseira e biológica, os quais fazem a diferença na hora de provar a iguaria.

Em Arcos de Valdevez poderá também deliciar-se com a doçaria tradicional arcuense, sendo de destacar os “Charutos de Ovos com Laranja de Ermelo”, o “Bolo de Mel” e o “Bolo de Discos”.

Uma boa oportunidade para fazer um roteiro gastronómico singular e genuíno pelos sabores tradicionais de Arcos de Valdevez, contando com a participação de vários restaurantes aderentes.

Apar desta iniciativa decorrerá no fim de semana a “Feira de Artesanato e Mercado de Sabores”, a qual contará com animação diversa, estando também previstas a realização de trilhos através da Porta do Mezio e visitas a Quintas de vinho verde, organizadas pela Associação de Vinhos local.

Para além destas opções se preferir poderá participar em passeios de todo o terreno e usufruir da Ecovia do Vez, realizarpasseios a cavalo ou, entre outros, fazer descidas do rio em kayak.

Estando em Arcos não perca a oportunidade de visitar Soajo e Sistelo (umas das 7 Maravilhas de Portugal Aldeias e Monumento Nacional), o vasto património cultural local, com destaque para o Paço de Giela. Venha disfrutar das paisagens deslumbrantes do Parque Nacional Peneda-Gerês.

Tudo isto constitui uma boa razão para visitar Arcos de Valdevez e a fazer um itinerário pelos sabores da nossa gastronomia, pelas nossas tradições, pela nossa cultura e pela beleza natural deste Concelho.