
Reis da Bélgica - visita par deposição de coroa de flores no túmulo de Luís de Camões
Encontro entre Marcelo Rebelo de Sousa e os Reis da Bélgica
Reis da Bélgica recebidos por Marcelo Rebelo de Sousa à chegada ao Mosteiro dos Jeronimos
Reis da Bélgica recebidos por Marcelo Rebelo de Sousa à chegada ao Mosteiro dos Jeronimos
Reis da Bélgica recebidos por Marcelo Rebelo de Sousa à chegada ao Mosteiro dos Jeronimos
Reis da Bélgica com Marcelo Rebelo de Sousa
Rei Philippe e Marcelo Rebelo de Sousa passam revista às tropas
Rainha Mathilde
Reis da Bélgica recebidos por Marcelo Rebelo de Sousa
Assinatura do Livro de Honra por Suas Majestades os Reis dos Belgas.
Encontro entre Marcelo Rebelo de Sousa e os Reis da Bélgica
Reis da Bélgica em visita à Assembleia da República
Reis da Bélgica em visita à Assembleia da República
Rainha Mathilde na visita à Assembleia da República
A visita ao nosso país, teve início esta manhã com a tradicional cerimónia oficial de boas vindas no Palácio de Belém e prossegue durante os próximos dois dias, com deslocações à Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Champalimaud, Fundação Calouste Gulbenkian e ao Oceanário.
Após o encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Rei Philippe da Bélgica enalteceu o “sentido de ser europeu” de Portugal, considerando que a visita de Estado que hoje iniciou será “uma oportunidade única” para reforçar a já “longa história” das relações luso-belgas.
“Admiramos o vosso país e a forma como combinam as tradições com o sentido de ser europeu. O facto de colocarem tanto ênfase na Europa – como fazemos na Bélgica – e ao mesmo tempo acarinharem as vossas tradições e a vossa rica cultura e História é para nós um exemplo”, referiu o monarca.
A comitiva dos monarcas belgas integra 170 personalidades, entre os quais estão o vice-primeiro ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus, Didier Reynders, e os ministros-presidentes dos governos da Flandres, região de Bruxelas-Capital, Valónia e Federação da Valónia-Bruxelas.
Completam a comitiva, o ministro-presidente da Comunidade Germanófona da Bélgica, Oliver Paasch, e o secretário de Estado do Comércio Exterior, Pieter De Crem, assim como alguns líderes de empresas (CEO) e representantes de organizações empresariais e académicas.
O primeiro dia de visita prosseguiu com um passeio de elétrico por Lisboa, partindo da Rua da Conceição, na Baixa lisboeta, e terminando no Miradouro de Santa Luzia, lugar privilegiado para se disfrutar da vista sobre a cidade.
O programa do dia de hoje ficará completo com um banquete de Estado, oferecido pelo Presidente da Republica, no Palácio da Ajuda, em honra dos Reis Belgas.
Amanhã (23), a a rainha Mathilde visitará a Associação Cultural Moinho da Juventude, no bairro da Cova da Moura, na Amadora, instituição fundada pela ativista e psicóloga belga Godelieve Meersschaert, enquanto o rei visita o Impact Hub Lisbon, juntamente com empreendedores sociais belgas e portugueses.
Ainda durante a tarde os monarcas testemunharão a assinatura de acordos bilaterais entre Portugal e a Bélgica.
O programa em Lisboa, termina com um concerto do grupo belga “Huelgas Ensemble” organizado pelos reis em homenagem a Marcelo Rebelo de Sousa.
O último dia da visita de Estado vai ser passado no Porto, onde os reis belgas serão recebidos nos Paços do Concelho, seguindo-se uma visita ao Palácio da Bolsa, onde o Presidente da Camara, oferecerá um almoço em honra dos Reis, seguindo-se um passeio pelo Museu de Serralves e pela ribeira na companhia do Presidente da República.
Mais tarde, na Universidade do Porto, cinco ‘startups’ portuguesas, apresentarão alguns projetos inovadores a Philippe e Mathilde da Belgica.