MADEIRA APOSTA FORTE NA RECUPERAÇÃO DO MERCADO BRITÂNICO

«É o momento certo para promovermos, em força, o nosso destino junto dos turistas britânicos e para estimularmos, ainda mais, a procura, num mercado que é fundamental e estratégico, precisamente numa altura em que a grande maioria dos lugares de avião para a Madeira, provenientes do Reino Unido e para a estação de Inverno, se encontra reposta, ao contrário do que sucedeu ao longo deste ano». A afirmação é da Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, que se encontra de regresso à Região, depois de ter marcado presença na World Travel Market 2018, em Londres, aquela que é considerada uma das maiores e mais importantes feiras internacionais de turismo.

World Travel Market 2018
MADEIRA APOSTA FORTE NA RECUPERAÇÃO DO MERCADO BRITÂNICO - ®DR

 

A presença da Região é sublinhada pela governante como tendo sido «altamente oportuna e resultante do esforço levado a cabo pela Associação de Promoção da Madeira (APM) que, aliás, conseguiu ter a maior representação de sempre no respeitante aos seus associados».

Confiante na recuperação deste mercado – que até agosto, apresentava quebras na ordem dos 6% para o nosso destino – Paula Cabaço adianta que existe, efetivamente, «uma estratégia concertada entre os parceiros públicos e privados do setor no respeitante ao estímulo da procura» e refere que tudo virá a ser feito para garantir que mais turistas britânicos possam visitar o destino, concretamente nesta estação, «ainda que tenhamos de estar atentos aos efeitos resultantes do BREXIT e da consequente desvalorização da libra e, naturalmente, à concorrência que surge agora em alta por parte dos destinos da bacia do mediterrâneo e do norte de África».

Lembrou, também, que paralelamente à redução das quebras sentidas desde o início do ano até agora, os resultados que a Madeira apresenta são, ainda assim, inferiores aos registados nas restantes regiões do país, concretamente Algarve ou Lisboa. «No acumulado a agosto, temos quebras, no respeitante aos hóspedes e dormidas do Reino Unido, que rondam os 6%, quando no Algarve oscilam entre os 9 e os 11% e, em Lisboa, os 9%», disse.

Recorde-se que até ao passado mês de agosto, o mercado britânico foi responsável pela vinda de mais de 211 mil turistas para a Madeira, com mais de 1 milhão e 297 mil dormidas registadas na hotelaria regional.