O sol e o rio Douro foram protagonistas, do primeiro dia de desfiles do 43.º Portugal Fashion

De regresso à Alfândega do Porto, a edição SS19 do Portugal Fashion reuniu, nesta sua 43.ª edição, sete marcas de vestuário, oito marcas de calçado e acessórios, 18 criadores individuais e três duplas criativas, além de sete jovens designers e cinco escolas de moda.

Portugal Fashion
O sol e o rio Douro foram protagonistas, do primeiro dia de desfiles do 43.º Portugal Fashion - ®DR

 

Durante 3 dias (18,19 e 20 de outubro), passaram pela Alfândega do Porto cerca de 35 mil pessoas, para assistir a  35 desfiles e uma apresentação, repartidos por duas salas de desfiles na Alfândega do Porto e pelas instalações do grupo Cães de Pedra (Lion of Porches e Decenio).

Nesta edição de estreias e de regressos, onde o sol e o rio Douro foram protagonistas, o primeiro dia de desfiles do 43.º Portugal Fashion foi em grande parte preenchido com as criações dos jovens designers do Bloom, plataforma que visa a descoberta, a promoção e o acompanhamento de novos talentos da moda portuguesa. Ao todo foram realizados oito desfiles, nos quais participaram sete jovens designers e cinco escolas de moda, designers, que tiveram ainda a possibilidade de expor as suas peças no showroom Brand Up, que decorreu em paralelo aos desfiles.

Entre os sete jovens designers que integraram a plataforma Bloom, o destaque vai para os dois finalistas do Concurso Novos Criadores PFN, Luís Sandão (ESAD) e João Sousa (Escola de Moda do Porto), para as vencedoras do último Concurso Bloom, Mara Flora e Maria Meira, e ainda para Rita Sá, que se estreou na passerelle alternativa do Portugal Fashion.

A estes nomes juntaram-se Daniela Pereira e Joana Braga, já reincidentes no Bloom, plataforma que contou com a coordenação e produção de moda do criador Paulo Cravo.

A desfilar neste primeiro dia estiveram presentes os estudantes das Escola de Moda do Porto, a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, MODATEX (Porto), CENATEX (Guimarães) e Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Foi desta forma proporcionada, aos estudantes de moda, uma experiência pedagógica e profissional ímpar, contribuindo assim para a sua formação como designers.

Ao final da tarde realizaram-se os dois únicos desfiles off location, protagonizados pelas marcas Lion of Porches e Decenio, ambas do grupo Cães de Pedra. Pela passerelle instalada nas novas instalações do grupo, em Mindelo, Vila do Conde, desfilaram as propostas de inspiração britânica da Lion of Porches e o pronto-a-vestir descontraído, versátil e preppy da Decenio.

Com estes desfiles off location, o Portugal Fashion reiterou a sua ligação estratégica e matricial à indústria de vestuário portuguesa, dando a conhecer a nova estrutura fabril modelar, onde, em cerca de 30.000 m2 de área coberta, trabalham 150 pessoas (administração, estilismo, marketing, online, etc.).

É ainda nestas novas instalações que funciona a cadeia produtiva, os showrooms, a plataforma logística e ainda o laboratório de qualidade do grupo.

O dia terminou com os desfiles de três criadoras que estão a emergir na moda portuguesa graças ao seu comprovado talento: Carla Pontes e Susana Bettencourt, que depois da aprendizagem no Bloom impuseram-se na passerelle principal do evento, e Teresa Martins, que, com a sua marca TMteresamartins, criou uma identidade estética muito pessoal, apresentando combinações singulares de cores, de texturas e de detalhes.

A coleção “Corpo” de Carla Pontes mostrou-nos malhas muito elásticas e super texturadas, com cores fortes e aplicações plásticas. São também as malhas o material de eleição de Susana Bettencourt, que na coleção “Resilient Individuality” criou novas texturas, volumes e silhuetas em tecidos jacquard fortes, com padrões únicos.