A Nissan apresenta o novíssimo automóvel elétrico de competição: LEAF NISMO RC

O novíssimo Nissan LEAF NISMO RC, um automóvel de competição elétrico com uma potência máxima e um binário duas vezes superiores aos do seu antecessor, foi revelado hoje em Tóquio.

LEAF NISMO RC
LEAF NISMO RC - ®DR

A revelação pública realizou-se no Nissan Crossing, no coração do conhecido bairro de Ginza da capital nipónica. O automóvel, que foi desenvolvido com base no profundo conhecimento sobre tecnologia de competição da NISMO, a divisão de competição da Nissan, e irá oficialmente estrear-se a 2 de dezembro no Festival NISMO, que decorrerá no circuito Fuji International Speedway e onde estará também o novo automóvel de competição elétrico de Fórmula E da Nissan.

Com dois motores elétricos, tração integral e o estilo redesenhado e agressivo da carroçaria, o novo LEAF NISMO RC demonstra como a tecnologia dos veículos elétricos da Nissan pode proporcionar uma potência emocionante, mas silenciosa e de emissões zero, uma componente essencial da visão de Mobilidade Inteligente da Nissan. O novo modelo recorre à tecnologia de bateria e componentes de transmissão da última geração do Nissan LEAF, o automóvel elétrico mais vendido no mundo.

«O novíssimo LEAF NISMO RC comprova que estamos a estabelecer as nossas expetativas a um nível superior relativamente à potência e ao desempenho para conceber automóveis elétricos mais entusiasmantes para os nossos clientes», afirmou o Vice-Presidente Executivo, Daniele Schillaci, responsável global pelo Marketing, Vendas e Automóveis Elétricos da Nissan. «O novo LEAF NISMO RC é a expressão mais empolgante, até agora, da nossa filosofia de Mobilidade Inteligente da Nissan».

A Nissan planeia construir seis unidades do novo LEAF NISMO RC para exibir em todo o mundo e assim permitir que os seus fãs experienciem a potência e a audácia em primeira mão.

 

O pináculo da potência elétrica, agora com tração integral

O novíssimo Nissan LEAF NISMO RC é alimentado por dois motores elétricos. Os motores produzem 120kW cada, para um total 240 quilowatts (327cv) e um binário instantâneo nas rodas de uns impressionantes 640Nm. Fornecem assim uma potência máxima e um binário duas vezes superiores ao LEAF NISMO RC anterior, que foi introduzido em 2011. A tecnologia da transmissão do novo Nissan LEAF inclui a bateria de iões de lítio de alta capacidade e inversores do automóvel do dia-a-dia.

Um novo sistema de tração integral fornece ao LEAF NISMO RC uma destreza excecional em pista. A potência é gerida de forma independente em cada eixo, proporcionando binários instantaneamente aos pneus com uma maior aderência para permitir uma excelente eficiência em cuva. Semelhante ao modelo anterior, o equilíbrio de peso do chassis foi otimizado pela localização central do pacote de bateria, com os motores elétricos e inversores colocados nos eixos dianteiros e traseiros.

O novo LEAF NISMO RC inclui vários componentes leves e uma estrutura monocoque totalmente em fibra de carbono, dando-lho que lhe confere um peso de apenas 1.220 quilogramas. A relação peso-potência resulta num desempenho impressionante de zero a 100km/h em apenas 3,4 segundos, 50% mais rápido do que o modelo anterior.

 

Estilo pronto para competição

Enquanto o exterior do novíssimo Nissan LEAF NISMO RC é baseado no LEAF NISMO RC original, mas possui um exterior mais vincadamente desportivo. O longo capô e a grelha em V característica da Nissan destacam uma dianteira totalmente redesenhada. O esquema de pintura distinto em preto e cinzento e com os toques vermelhos da NISMO – semelhante ao automóvel Nissan de Fórmula E – faz com que o LEAF NISMO RC pareça estar constantemente em movimento, mesmo se parado na linha de partida…

A carroçaria em três partes do automóvel inclui secções dianteira e traseira amovíveis, janelas fixas, faróis e luzes de travagem LED e guarda-lamas traseiro ajustável para uma força descendente ideal em cada circuito. O modelo é ligeiramente mais longo do que o seu antecessor, com um comprimento total de 4.546 milímetros e uma distância entre eixos de 2.750 milímetros. O Nissan LEAF NISMO RC é amplo e baixo, com o seu formato aerodinâmico ajudado por apenas 1.212 milímetros do tejadilho ao piso, mais de 300 milímetros menos do que o Nissan LEAF de produção.

 

A apresentação do novo Nissan LEAF NISMO RC

O novíssimo Nissan LEAF NISMO RC estará em exposição nas provas de Fórmula E e nas principais exposições e eventos da Nissan de todo o mundo. No Festival NISMO, os fãs poderão experimentar o desempenho do novíssimo LEAF NISMO RC ao lado de pilotos profissionais, a fundo no circuito Fuji Speedway.