Veículo 100% elétrico, parte de Lisboa, para aventura de 3000 Kms

Partiu esta segunda feira (3) do Terreiro do Paço, em Lisboa, um veículo 100% elétrico, para uma aventura de 3000 Kms, em que se irá analisar, em tempo real a sua pegada carbónica.

Kia e-Niro
De Lisboa até à cidade polaca de Katowice em veículo 100% elétrico - ©Aldrabiscas

De Lisboa até à cidade polaca de Katowice, onde decorre de 3 a 14 de dezembro a COP24 – 24ª Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas-, o Kia e-Niro “COP by Electric Car” passará por várias cidades e países europeus, procurando chamar a atenção publica para os desafios da descarbonização em Portugal e na Europa, demonstrando em simultâneo as suas atuais limitações, mas acima de tudo transmitindo a mensagem da importância da transição para a mobilidade elétrica, na Europa.

A iniciativa “COP By Electric Car”, que conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa e da Agência Portuguesa do Ambiente vai passar por três antigas capitais verdes: Vitoria-Gasteiz em Espanha, Essen na Alemanha e Nijmegen nos Países Baixos.

Num breve encontro, que antecedeu a partida, estiveram presentes para alem da organização da viagem “COP By Electric Car”, o vereador da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes e representantes do Ministério do Ambiente e Transição Energética.

José Sá Fernandes, assumiu que “A Câmara Municipal de Lisboa tem prosseguido uma política ativa de incentivo da mobilidade elétrica e sabemos que este é o futuro a curto prazo, para atingir os compromissos internacionais assumidos no combate às alterações climáticas, nomeadamente através do Acordo de Paris. Lisboa está a apostar no transporte elétrico, na sua própria frota e a apoiar a Mobi, e na expansão e reconversão da rede de postos de carregamento para que sejam mais eficientes e rápidos. Estamos também a implementar uma central solar para abastecer o transporte público e a frota da higiene urbana da cidade. A mobilidade do futuro será uma das áreas com maior destaque nas iniciativas de Lisboa Capital Verde Europeia 2020”, destaca o Vereador da Estrutura Verde, Ambiente, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa.

Já Luís Costa, Partner da Get2C, referiu que “É hoje reconhecido que em múltiplos contextos a neutralidade carbónica estará associada à mobilidade elétrica, à maior penetração de energias renováveis e ao aumento da circularidade da economia, temas centrais do projeto COP by Electric Car. O nosso objetivo é chegar a Katowice, demonstrar a viabilidade da mobilidade elétrica em longa distância, mobilizar agentes para a temática e demonstrar a redução real de emissões responsáveis pelo aquecimento do planeta. Queremos provar que é possível um cooler world, sendo necessário e inevitável o caminho para a neutralidade carbónica”,

Tudo aponta para que a viagem tenha a duração de 8 dias, prevendo-se a chegada Kia e-Niro, à Polónia no dia 10 de dezembro.

A apresentação europeia do Kia e-Niro, com 485 km de autonomia, ocorre em simultâneo com o período em que decorre esta viagem, o que constitui uma ação inédita.

Atualmente, um em cada dez veículos Kia vendidos na Europa, é movido por um motor híbrido ou elétrico.