Música russa, alemã, espanhola e portuguesa invade igreja de Cerveira

A Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira, também conhecida como Igreja de São Cipriano, vai ser o palco, já este sábado, dia 16 de fevereiro, pelas 22h, de um concerto em que reinará a música erudita - com obras de Tchaikovsky ou Friedemann – passando também por sons espanhóis e, como não podia deixar de ser, obras de autores portugueses, nomeadamente Ilídio Costa e Amílcar Morais. O espetáculo ficará a cargo da Banda de Música de Ponte de Lima, que conta com uma carreira de 45 anos, tendo o estatuto de Entidade de Utilidade Pública atribuída pela Presidência da República Portuguesa desde 1987.

Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira
Música russa, alemã, espanhola e portuguesa invade igreja de Cerveira - ®DR

 

O concerto acontece no âmbito do projeto Sente a História, iniciativa que decorre até julho de 2019 e que está a realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. Este é já o décimo oitavo concerto da iniciativa.

Além de permitir uma experiência de história ao vivo, onde a música vai ao encontro da arquitetura dos monumentos, o projeto contempla três linhas de programação (bandas filarmónicas, coros e jovens solistas do Alto Minho em contexto de música de câmara), tendo como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.

Meia hora antes do concerto, pelas 21h30, realiza-se a visita animada à Igreja da Misericórdia, no interior do Castelo de Vila Nova de Cerveira. Construída no século XVII a mando da Santa Casa da Misericórdia, foi implantada precisamente no interior das muralhas da vila, sendo que hoje se destaca, entre outros aspetos, pela sua magnífica talha dourada neoclássica resultante da remodelação realizada entre 1814 e até 1820.

Outro motivo de destaque desta visita relaciona-se com o facto de na sacristia desta igreja, para além de ser possível apreciar as tábuas restantes do retábulo original, os visitantes terão a oportunidade de ver o famoso cofre das sete chaves que serviu de base à expressão popular “está fechado a sete chaves”.

Pelas 21h45 decorrerá a inauguração da exposição “Caminho Português da Costa” na Biblioteca Municipal.

O concerto, a visita animada e a inauguração da exposição têm entrada gratuita.

 

Evento: “Sente a História: Ação Promocional de Música e Património – Novas Abordagens, Novos Talentos”

Tipologia: Concerto Banda de Música de Ponte Lima

Data: 16 de fevereiro

Hora: 22h

Local: Igreja Matriz – Vila Nova de Cerveira

Preço: Entrada gratuita e não sujeita a inscrição

 

Evento: “Sente a História: Ação Promocional de Música e Património – Novas Abordagens, Novos Talentos”

Tipologia: Visita Animada à Igreja da Misericórdia

Data: 16 de fevereiro

Hora: 21h30

Local: Castelo de Vila Nova de Cerveira

Preço: Entrada gratuita e não sujeita a inscrição