600 ANOS «SENTIDOS NA PRIMEIRA PESSOA»

«Mais do que uma celebração, é, de facto, muito especial e gratificante assistirmos à interpretação e criação, do ponto de vista artístico, daquela que foi a nossa história, ao longo destes seis séculos, particularmente pelas mãos das nossas novas gerações, num contributo que reforça e valoriza, ainda mais, o envolvimento da comunidade nestas comemorações que foram pensadas e projetadas para todos». A afirmação é da Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, que esta manhã participou, na Escola Básica e Secundária de Machico, numa das Sessões de Trabalho do projeto de Banda Desenhada “o Desembarque”, alusivo às Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo. Uma iniciativa desta Escola que envolve os alunos do 12º ano do Curso de Artes Visuais.

Machico
600 ANOS «SENTIDOS NA PRIMEIRA PESSOA» - ®DR

 

Realçando a importância «da afirmação e maior divulgação do papel que Machico assumiu na expansão marítima portuguesa e, mais concretamente, no início do povoamento da nossa ilha», Paula Cabaço destacou, ainda e na ocasião, a validade deste Projeto «no necessário aprofundamento da história junto dos alunos, de uma forma criativa, numa experiência que, aliada a esta temática, abre espaço não só à investigação e pesquisa histórica mas, também, à descoberta e maior valorização criativa dos talentos dos nossos jovens».

A par dos Workshops sobre História e Criatividade que têm vindo a ser desenvolvidos, «também este Projeto de Banda Desenhada será apoiado, no âmbito dos 600 Anos, do ponto de vista editorial e da sua divulgação nas várias Bibliotecas da Região e noutros espaços a definir», referiu Paula Cabaço.

«Esta iniciativa vale enquanto excelente complemento ao Mercado Quinhentista – que, para além da recriação histórica que engloba, passa a ter uma obra a reforçar os conteúdos históricos da época – mas, também, enquanto experiência vivida na primeira pessoa, pelos nossos jovens», rematou.

Refira-se que este Projeto se divide em três capítulos: A Lenda de Machim, Enviados do Infante e o Povoamento.