Abrem hoje as nomeações para o Prémio de Tecnologia do Milénio 2020 (Millennium Technology Prize)

O período de nomeações para um dos mais importantes prémios do mundo para uma inovação pioneira decorre de hoje (1 de abril) até 31 de julho de 2019.

Millennium Technology Prize
Abrem hoje as nomeações para o Prémio de Tecnologia do Milénio 2020 - ®DR

 

O prémio internacional, no valor de um milhão de euros, é um dos mais importantes prémios do mundo para inovações pioneiras. Apresentado a cada dois anos, o Prémio de Tecnologia do Milénio é concedido para reconhecer um avanço tecnológico, ambientalmente sustentável, feito em qualquer parte do mundo que ajude a solucionar os grandes desafios da humanidade.

Os vencedores do Prémio de Tecnologia do Milénio incluem Shinya Yamanaka pelo desenvolvimento ético de células estaminais, Tim Berners-Lee pela World Wide Web e Tuomo Suntola pela ALD, uma nanotecnologia que permite o fabrico de computadores e dispositivos inteligentes modernos e de elevado desempenho. Três dos vencedores do Prémio de Tecnologia do Milénio ganharam posteriormente o Prémio Nobel — mais recentemente Frances Arnold, o vencedor do prémio em 2016, a quem foi concedido o Prémio Nobel da Química em 2018. A evolução direcionada da inovação de Arnold que venceu o Prémio de Tecnologia do Milénio, permite que a produção de novas enzimas seja utilizada em processos que respeitam o ambiente em diversos sectores industriais.

Ari Ahonen, CEO da Technology Academy Finland (TAF), que concede o prémio, afirma “Os vencedores do Prémio de Tecnologia do Milénio são líderes em inovação nos respetivos setores. Com as suas inovações, melhoraram a qualidade de vida da humanidade, bem como a preservação do ambiente. A inovação vencedora tem de ter provas sólidas de que pode ser utilizada em aplicações práticas já existentes e de provar o potencial para gerar novas investigações.”

O nomeado pode ser uma pessoa ou uma equipa. As nomeações para o prémio são bem-vindas de organizações de todo o mundo e em todos os campos tecnológicos, à exceção da área de tecnologia militar.

O Prémio de Tecnologia do Milénio 2020 será concedido na área metropolitana de Helsínquia, na Finlândia, a 26 de maio de 2020. O prémio é atribuído pela fundação independente Technology Academy Finland sendo os nomeados avaliados pelo Comité de Seleção Internacional, composto por especialistas líderes em investigação e da indústria. O mecenas do Prémio de Tecnologia do Milénio é o Presidente da República da Finlândia. O valor do prémio, de um milhão de euros, é doado pelo governo finlandês.

Nomeações e informações adicionais.
As nomeações só podem ser enviadas através do portal eletrónico de nomeações da TAF entre 1 de abril e 31 de julho de 2019. O portal e os critérios e instruções de nomeação detalhados estão disponíveis em millenniumprize.fi/cfn.