Manteigas e o Vale Glaciar do Zêzere – O outro lado da Serra da Estrela

“Natureza e aventura” foi o mote para uma escapadinha à Serra da Estrela. ‘Perdidos’ entre vales e montanhas, confirmámos que a neve é apenas um dos muitos atrativos que a Serra tem para oferecer.

0
15
Serra da Estrela
Serra da Estrela - ©Aldrabiscas

Subir a Serra pelos trilhos usados pelos pastores, até à Nave da Mestra ou ao Curral do Martins, é sem dúvida uma aventura em que a Natureza nos envolve e nos faz parte dela.

O Vale Glaciário do Zêzere, um dos ex-líbris de Manteigas e de todo o território nacional, abre-se à nossa frente, com as suas lagoas glaciares, os vales profundos em forma de «U» e as grandes rochas, formadas aquando do degelo do glaciar.

Serra da Estrela
Serra da Estrela – ©Aldrabiscas

Em qualquer época do ano, Manteigas oferece a pureza do ar, a qualidade das águas e as paisagens de tirar o folego. Vários percursos pedestres abraçam o Concelho, seccionados em 16 rotas temáticas e sinalizadas, ideais para saudáveis caminhadas, muitas delas possíveis de serem percorridas em BTT.

E para descansar, nada melhor que regressar a Manteigas, ao recém-inaugurado e acolhedor Hotel da Fábrica, construído no antigo local de uma fábrica de lanifícios, em que a história da tecelagem da lã e os mistérios do burel, fazem parte integrante da decoração de cada um dos quartos, todos eles com vista para o Vale Glaciar.

Manteigas
Hotel da Fábrica – ©Aldrabiscas

Para alem de esta ser, talvez uma das mais belas regiões do nosso país, no que diz respeito a paisagens naturais, é também sem dúvida, umas das zonas onde melhor se come.

O museu do Pão, em Seia, o Abrigo da Montanha no Sabugueiro ou o Santa Luzia em Manteigas, são alguns dos restaurantes onde se pode saborear e degustar os sabores serranos, acompanhados de bons vinhos, produzidos na região.

Para se ficar com um conhecimento mais abrangente desta região, nada melhor que visitar o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (Seia), o Museu Natural da Eletricidade de Seia, uma das mais antigas centrais hidroelétricas de Portugal (mata do Desterro, Seia) e o Centro interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere (Manteigas).

Seia
Centro de Interpretação da Serra da Estrela – ©Aldrabiscas
Seia
Museu Natural da Eletricidade de Seia – ©Aldrabiscas

Muito fica por dizer, porque o fim de semana foi recheado de coisas boas. Prometemos, nos próximos dias, partilhar pequenos apontamentos acerca das experiencias porque passamos nesta escapadinha, por terras serranas.

Verifique a sua agenda e veja da possibilidade de uma escapadinha mesmo que breve, pois vai querer voltar.