Sabugal acolhe Congresso Europeu do Turismo Rural

O Congresso Europeu do Turismo Rural (COETUR), uma iniciativa da EscapadaRural, que tem por objetivo ser o ponto de encontro e debate para o setor do turismo rural, viaja este ano até Portugal, para celebrar a sua sexta edição, intitulada “Destino ibérico, turismo rural sem fronteiras”.

Congresso Europeu do Turismo Rural , COETUR
António Robalo, Pedro Machado, Ana Alonso e Filipe Silva

 

Este encontro, irá decorrer nos dias 29 e 30 de maio na cidade do Sabugal e servirá para aproximar pontos de vista, para lá dos limites geográficos entre os territórios, e consolidar uma oferta única dirigida ao cliente estrangeiro, contando para isso com a Extremadura espanhola como território convidado.

A escolha da temática deste ano, responde a um interesse estratégico, por parte dos responsáveis turísticos de ambos países, em coordenar esforços que posicionem a península ibérica como um destino atrativo a nível mundial, especialmente para os turistas de mercados mais longínquos.

Na apresentação do evento estiveram presentes Filipe Silva, representante do Turismo de Portugal, António Robalo, presidente do município do Sabugal e das Aldeias Históricas de Portugal, Ana Alonso, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Escapada Rural — entidade que organiza o certame –, e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

Segundo Pedro Machado, é intenção do Turismo do Centro Portugal, “criar condições para captar investimento. Este congresso trata muito da dinâmica dos empresários”, realçando que o congresso deve contribuir para que Portugal e Espanha criem um “verdadeiro destino turístico”, consolidando as relações bilaterais, uma vez que as bolsas de investimento são importantes no desenvolvimento de projetos, como na restauração, nos alojamentos, na animação turística e nos serviços.

O presidente do Turismo do Centro Portugal adiantou ainda que este congresso, a decorrer pela primeira vez em Portugal, terá como grande objetivo a valorização dos territórios de baixa densidade, de modo a diminuir “algum preconceito sobre um turismo que muitas vezes não tem a mesma oferta, com a mesma qualidade, de outros segmentos de mercado”.

Ana Alonso, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Escapada Rural, considerou que o evento é “dirigido a todos”, com o objetivo de trabalhar a favor do destino ibérico.  “A celebração do COETUR no Sabugal reforça a nossa entrada no mercado luso e queremos que contribua para gerar sinergias entre os empresários de ambos os países” referiu, prosseguindo “As circunstâncias são excelentes para realizar o congresso em Portugal. Tentamos criar uma ideia de Portugal e Espanha como destino único”, concluiu.

Também, Filipe Silva, do Turismo de Portugal, sublinhou o facto de “Todos nós sabemos da relevância e da importância que esta estratégia dá em matéria de dinâmica sobre o interior do país, procurando a angariação de mais receita turística, através da diminuição da sazonalidade”.

O programa do Congresso, para os dois dias terá alguns painéis, mas também mesas redondas e um espaço de networking. “Desafios Do Destino Ibérico”, “Turismo Rural nos Mercados Estrangeiros: Experiências da Associação Lituana em Desenvolvimento de Novas Tendências”, “Alianças Territoriais. Casos de sucesso” são alguns dos painéis a serem debatidos.

Acerca disso, António Robalo, presidente das Aldeias Históricas de Portugal, afirma que “o enfoque da VI edição do COETUR está totalmente alinhado com a ideia dos mercados de turismo rural de Portugal e Espanha passarem a ser vistos, no panorama internacional, como um único mercado. Por isso, este congresso é também uma excelente oportunidade para os empresários do setor, dos dois lados da fronteira, exporem as suas ideias e estabelecerem parcerias entre eles”.

Como vem sendo habitual noutras edições, Idea Publicidad repete, um ano mais, a sua presença como patrocinador, juntamente com o Hotel Cró do Sabugal, que se alia a este evento na qualidade de alojamento anfitrião.

As Aldeias Históricas de Portugal e o município de Sabugal exercerão nesta ocasião o papel de anfitriões do evento, contando com o apoio institucional do Turismo Centro de Portugal e Turismo de Portugal. Para além disso, o COETUR contará com a presença da Secretária de Estado de Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho, e do Secretário de Estado de Valorização do Interior, João Paulo Catarino, assim como de diferentes representantes das instituições hispano-lusas, o que evidencia o interesse estratégico deste evento.