SANTIAGRO 2019 – 32.ª Feira Agropecuária e do Cavalo

De 30 de maio a 2 de junho realiza-se a SANTIAGRO 2019 – XXXII Feira Agropecuária e do Cavalo, no Parque de Feiras e Exposições. Continuar a manter a dinâmica e os crescentes padrões de qualidade em todas as vertentes do evento são objetivos da autarquia para a melhor feira de atividades económicas do Litoral Alentejano.

SANTIAGRO 2019
SANTIAGRO 2019 – 32.ª Feira Agropecuária e do Cavalo - ®DR

 

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, está confiante para a 32.ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo, que decorre de 30 de maio a 2 de junho, no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém. O Presidente falava durante a conferência de imprensa de apresentação do certame que teve lugar, dia 6 de maio,  na Cooperativa Agrícola Alensado, em Alvalade, onde esteve acompanhado pelos Vereadores Albano Pereira, Jaime Cáceres e Margarida Santos, para além dos patrocinadores do evento.

Álvaro Beijinha salienta que a Santiagro “é uma clara aposta da Câmara Municipal, assumindo-se como a montra do que se produz no Concelho mas também no Litoral Alentejano, sendo, por excelência, um espaço de oportunidades de negócios.”

Do programa da Feira destaque para as questões ligadas ao mundo rural, a agricultura, a pecuária e a floresta. “O cavalo é uma das vertentes que a Câmara tem vindo a destacar, no nosso Concelho temos o único hipódromo Romano do país o que prova que, desde há pelo menos dois mil anos atrás, o cavalo tem aqui tradição,” sublinha Álvaro Beijinha que destacou igualmente as provas gastronómicas e de vinhos do certame.

Com um orçamento a rondar os 230 mil euros, as expetativas são, este ano, de ultrapassar os 40 mil visitantes de 2018. O Município investiu ainda no melhoramento do espaço da Feira, com a criação de novas instalações sanitárias.

As crianças das escolas e ATL’s do Concelho são convidadas do certame que lhes dedica o espaço Natura, com teatro, ateliês e Hora do Conto, e onde será projetado cinema imersivo a 360º, sobre temas relacionados com a Natureza. Este espaço está integrado no programa municipal de combate ao insucesso escolar “Programa Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu. No âmbito do Dia da Criança realizam-se batismos equestres e será apresentado o espetáculo “Magia e Fantasia na Floresta”, os mais novos podem também mostrar os seu dotes culinários no Clube Pequenos Chefs.

Os visitantes têm ainda para ver as exposições de equinos, ovinos, caprinos, bovinos e aves que contam com mais de 250 animais. Ao nível dos expositores presentes a Santiagro 2019 conta com mais de 200 que trazem muitas novidades.

A tradicional Gala Equestre, demonstração de Horseball pela Seleção Nacional sub 16, provas de ensino e batismos equestres abertos a todos continuam a agradar o público, assim como a garraiada.

Apresentação do Rum Alentejano pela Destilaria Black Pig, showcookings pelo Chef André Lopes, provas de vinhos e cerveja artesanal, colóquios, demonstração de arte da cocaria, passeios de carroça, provas de produtos locais são mais propostas para esta edição.

Durante os quatro dias da feira a aposta é forte no programa musical, o cartaz vai contar com os espetáculos de DJODJE (30 de maio); JIMMY P (31 de maio); BÁRBARA BANDEIRA (1 de junho) e para o encerramento ANA MOURA (2 de junho).

A música continua durante as madrugadas da Santiagro, estando a animação assegurada pelos DJ’s RMG, Overule, DUA, Christian F e Dual Gravity.

 

 

 

 

Fonte: CMSC