Nuno Adriano, o eterno apaixonado da “Estrela”

Grande conhecedor da Serra da Estrela que muito cedo aprendeu a amar, nasceu em Lisboa há 39 anos. É formado em Ciências do Desporto, chama-se Nuno Adriano e a “Estrela” está-lhe no ADN.

Nuno Adriano Guide, Serra da Estrela,
Nuno Adriano, o eterno apaixonado da “Estrela” - ©Aldrabiscas

A ligação com a montanha começou quando com 2 anos foi para a Covilhã, terra de seus pais. Bem novo começou a percorrer a Serra integrado em grupos de caminheiros e de montanhismo. Os seus hobbys eram o BTT, o snowboard e a escalada.

Acerca do seu trabalho que afirma ser “uma paixão”, Nuno Adriano explicou-nos “Quando decidi tirar um curso superior escolhi Ciências do Desporto porque já tinha uma perspetiva de fazer isto como trabalho. Portanto isto não nasceu de um dia para o outro. E é daí que nasce a paixão. Não foi uma oportunidade. Foi algo que já veio de trás. E esse é o segredo da minha dedicação e da minha paixão por este trabalho. E escolhi ficar aqui porque já tinha uma ligação com a montanha. O meu projeto de final de curso já foi isto que estou a fazer agora. A formação o meu curso superior, e as formações adicionais sobre a flora da fauna, já vêm neste seguimento”.

Prosseguindo, Nuno acrescenta: “Este é o meu modo de vida, não é um segundo trabalho, e é isso que faz com que eu me dedique a 100%, procurando sempre novos parceiros, novas paisagens, novos produtos, novas quintas, novas queijarias, novos museus, alternativas para oferecer a quem nos visita”.

O projeto turístico de Nuno Adriano, está sediado na cidade da Covilhã tendo a Serra da Estrela, a Serra da Gardunha, aldeias “históricas”, e regiões circundantes como áreas de intervenção preferidas.

Este projeto e as suas atividades estão em parceria com empresas de turismo sob Licença do Turismo de Portugal e são reconhecidas como Turismo Natural pelo ICNF também.

Uma das especialidades de Nuno Adriano são os passeios pedestres, passeios de BTT e visitas guiadas, que podem durar 1/2 dia, 1 dia, 2 dias ou mais tendo sempre como pano de fundo a Serra da Estrela. Descobrir a Serra da Estrela ao redor das duas maiores paisagens potenciais é o título de várias caminhadas que Nuno propõem aos seus clientes. Os lagos da “Estrela”, que juntamente com os imensos vales da Serra da Estrela, contêm não só uma bela paisagem, mas também revela a melhor simbiose entre homem e natureza.

Nuno Adriano, reconhecido quer pelos seus conhecimentos quer pelo trabalho desenvolvido em prol do turismo na zona da Serra da Estrela, é para além de um excelente guia, uma ótima companhia e uma grande sugestão para nos ajudar a conhecer in loco os segredos e belezas que a Serra da Estela encerra.

 

 

Artigos relacionados:

À descoberta da Serra da Estrela pelos seus trilhos

À descoberta dos trilhos da Serra da Estrela